A chapa que disputa a reeleição da seccional tocantinense da Ordem dos Advogados, a “OAB Independente”, comunicou que não irá participar de debate em Araguaína marcado para a noite desta terça-feira, 29, no auditório da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit). O argumento é de que o curso de Direito da instituição irá cobrar R$ 50 ao público interessado em acompanhar o evento.
CHAPA NÃO PODE ACEITAR PARTICIPAR DE DEBATE COM REGRAS LIMITADORAS
O grupo considera a prática um “desrespeito” e “inadmissível” em um processo eleitoral. “A chapa esclarece que participará de todos os debates, desde que sejam realizados de maneira justa, respeitando integralmente a advocacia, o espírito democrático a liberdade de expressão e o livre acesso à informação”, diz a nota, que comunica por fim a não participação da programação da Facit. “A OAB Independente não pode aceitar a participação do debate sob tais regras limitadoras, pois estaria agindo contra tudo o que acredita e contra o que vem lutando há anos que é a diminuição dos dispêndios para a advocacia e contra as desigualdades
ADVERSÁRIO CONFIRMA PRESENÇA
Pelas redes sociais, o candidato da chapa “Advocacia em Ordem”, Leonardo Maciel, confirmou a presença no debate. “Esse será um momento importante para discutirmos o futuro da advocacia tocantinense e apresentar as ideias e propostas que irão transformar nossa OAB”, escreveu.
Leia a íntegra da nota da “OAB Independente”:
“Em defesa da liberdade democrática na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins e suas subseções, a chapa OAB INDEPENDENTE demonstra sua absoluta discordância com a decisão da Atlética Tirânica do Curso de Direito da FACIT de cobrar o valor de R$ 50,00 como taxa de inscrição ao público interessado em acompanhar o debate entre os candidatos a presidente da Seccional e a Subseção de Araguaína, que será realizado nesta terça-feira (29), no auditório da FACIT de Araguaína.
A cobrança da taxa para acompanhar o evento é um total desrespeito à democracia e à essência da realização de um debate, pois restringe o acesso à informação e a participação livre e desimpedida da advocacia, inadmissível num processo eleitoral isento e igualitário.
A chapa OAB INDEPENDENTE esclarece que participará de todos os debates, desde que sejam realizados de maneira justa, respeitando integralmente a advocacia, o espírito democrático do processo eleitoral, a liberdade de expressão e o livre acesso à informação.
A gestão OAB INDEPENDENTE vem fazendo um trabalho incansável de reduzir as desigualdades da classe, criando oportunidades para a Advocacia Jovem e aos colegas advogados e advogadas que ainda lutam para se estabelecer na profissão. Um exemplo disso é o fortalecimento das ações pela Jovem Advocacia e a manutenção da anuidade mais barata do Brasil há anos. Desta forma, a OAB INDEPENDENTE não pode aceitar a participação do debate sob tais regras limitadoras, pois estaria agindo contra tudo o que acredita e contra o que vem lutando há anos que é a diminuição dos dispêndios para a advocacia e contra as desigualdades na Ordem.”
Confira a publicação da Advocacia em Ordem: