Pesquisa do Instituto Nexus realizada na primeira semana após o 1º turno das eleições municipais – de 7 a 13 de outubro – indicou que 54% de 1.009 tocantinenses entrevistados avaliam positivamente a gestão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), sendo 14% considerando ótima e 40% boa. Ao somar aqueles que consideram a administração regular, mas de forma positiva (18%), a aprovação do governo estadual chega a 72%. Os que desaprovam o Palácio Araguaia somam 16%, enquanto 11% não responderam.
SUPEROU A EXPECTATIVA
O estudo também trouxe dados sobre a avaliação do desempenho do Palácio Araguaia. Neste sentido, 45% dos entrevistados consideraram que a gestão foi melhor do que esperava, 33% apenas um pouco e 12% muito. Outros 13% enxergam uma gestão aquém do esperado – 8% pouco e 5% muito -, enquanto 33% entende que administração atua exatamente como aguardava.
PROJEÇÃO PARA O RESTANTE DO MANDATO
Sobre a expectativa da população para os próximos dois anos de mandato de Wanderlei Barbosa, 51% disseram acreditar que será ótimo ou bom, enquanto 32% disseram acreditar que será regular e apenas 12% disseram que têm uma expectativa ruim ou péssima. Por último 5% não soube ou não quis responder a pergunta.
NÃO ADIANTA SE ACOMODAR
O governador Wanderlei Barbosa comentou os resultados. “Sabemos o tamanho da responsabilidade que temos e que não adianta nos acomodarmos com o que fizemos até agora, precisamos avançar em diversos setores para corresponder à expectativa da população. Precisamos reduzir ainda mais a fila de espera por consultas e cirurgias e melhorar o combate à pobreza extrema, bem como os mecanismos de controle e governança para evitar qualquer tipo de desvios. O combate ao tráfico e uso de drogas também vai receber uma atenção especial até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, afirmou.