O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no Tocantins enviou material à imprensa para fazer alertas em relação à chamada Black Friday, tradicional agenda de promoções do comércio realizada da última sexta-feira de novembro. “Nosso objetivo é que os consumidores aproveitem as oportunidades da Black Friday de maneira segura e informada. Estamos à disposição para orientar e auxiliar em caso de dúvidas ou problemas. O consumidor bem informado tem mais chances de fazer boas compras e menos riscos de ser lesado”, afirmou o superintendente interino do órgão, Magno Silva.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante diversas proteções, que devem ser observadas durante este período. Entre os principais direitos, o Procon destaca: informação clara e precisa sobre os produtos, incluindo preço original, desconto aplicado, formas de pagamento e condições de entrega; a proibição de qualquer propaganda enganosa ou abusiva; o direito de arrependimento de até sete dias e da troca de produtos em caso de defeito.
DICAS
Para evitar transtornos, o Procon sugere que o consumidor planeje as compras com antecedência, verifique a reputação das lojas, guarde comprovantes e anotações, fique atento às políticas de troca e devolução e desconfie de ofertas vantajosas demais.