O município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, recebeu na noite desta quarta-feira, 13, a pré-estreia de “Doutor Araguaia”, documentário dirigido por Edson Cabral retrata a vida de João Carlos Haas Sobrinho, médico gaúcho que dedicou sua trajetória aos camponeses do Araguaia durante a ditadura. O lançamento oficial do longa-metragem está previsto para acontecer em março de 2025 em Palmas, Brasília (DF) e São Paulo (SP), mas ainda sem data definida. Ainda neste ano, haverá exibições em Porto Alegre (RS) no sábado, 16, e em Porto Franco (MA), no domingo, 24.
HISTÓRIA
O documentário resgata a história de João Carlos Haas Sobrinho, estudante de medicina gaúcho, nascido em 1941 na cidade do Vale dos Sinos, que resolveu lutar contra o regime militar implantado no Brasil com o golpe de 1964. Após concluir o curso, João Carlos tornou-se médico pioneiro nas regiões de Porto Franco e Xambioá (TO), onde comunidades completamente desassistidas tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de serem atendidas por um profissional da saúde. Membro da Guerrilha do Araguaia, João Carlos, assim como a maior parte do grupo, foi assassinado na região do Bico do Papagaio.
O DOCUMENTÁRIO
O documentário conta com duração de 90 minutos, cinco músicas inéditas e cerca de 50 entrevistas. Feito a partir de um edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) por meio da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult), o longa é uma produção independente da TG Economia Criativa e conta ainda com o apoio das prefeituras de São Leopoldo e Porto Franco (MA) e com apoio institucional da Fundação Mauricio Grabois (FMG).
PERFIL
Edson Cabral de Oliveira, 64 anos, é escritor, cronista, dramaturgo, compositor, ativista e mediador cultural, palestrante, consultor e gestor público. Pioneiro da implantação do Tocantins, reside em Palmas há 35 anos. Na área do audiovisual, assina o roteiro e direção do curta “Os Relatórios do Prefeito Graciliano Ramos” e o cordel musical “Caminhos da Esperança”. Atuou na direção executiva do filme: “Cadê Porfírio”, do cineasta Hélio Brito.
Ficha técnica
Administrador, idealizador, roteirista e diretor executivo: Edson Cabral de Oliveira
Pesquisadora, roteirista e articulação institucional: Sônia Maria Haas
Cinegrafista e diretor de arte: Hermes Macedo
Cinegrafista e finalização: Alessandra Stropp
Locutor, ator, produtor: Odilon Camargo
Desenho de som, mixagens e pós-edição sonora: Diogo Bonaldiman Goltara
Animação em quadrinhos e ilustrações: Diego Moreira e Gabriel Kolbe
Assessoria jurídica: Mariana Mendes de Oliveira
Gestão administrativa: Marina Mendes de Oliveira
Assessoria de comunicação e acessibilidade: Marília Mendes de Oliveira
Equipe de montagem e finalização: MZN FILMES
Assessoria técnica e biblioteca de som e imagem: Fundação Maurício Grabóis
Confira: