A comissão de transição de gestão na Capital foi instalada oficialmente em cerimônia na tarde desta terça-feira, 19, com a presença do prefeito eleito e da atual gestora, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) e Cinthia Ribeiro (PSDB), bem como dos indicados de ambos para o colegiado formado pelo Decreto 2.601 de 2024. O clima de cordialidade, cooperação e o tom republicano do ato foram destacado por discursos de ambos os lados e a perspectiva de adiantar ações do futuro governo foi um dos pontos abordados na reunião.
EDUARDO SIQUEIRA QUER ANTECIPAR PROCESSOS
Eduardo Siqueira Campos fez o pronunciamento após falas do secretário da Casa Civil, Gustavo Bottós; e de Glauber Santana Aires, membros da comissão. O prefeito eleito seguiu o tom de boa relação entre as equipes e, diante deste cenário, pontuou a pretensão de adiantar certas ações ainda no mandato de Cinthia Ribeiro, se assim for permitido. “É carregada de simbologia e emoção que estamos fazendo esta democrática transição. […] Se fossemos seguir apenas o rigor da lei, só poderia praticar qualquer ato ou processo a partir de 1º de janeiro, mas através desta comissão e da vossa permissão, prefeita, algumas coisas importantes que não podem esperar nós iremos propor”, avisou.
EQUIPE FORMADA POR EFETIVOS E PRÓXIMOS NOMES A SEREM CONFIRMADOS SERÃO DE MULHERES
O prefeito eleito fez questão de destacar o foco em formar uma equipe com servidores efetivos, o que já tem se cumprido com os primeiros anúncios. Um dos representantes dele na comissão, Glauber Santana Aires, que é auditor do Tesouro de Palmas, já foi confirmado como futuro secretário de Finanças. Ainda sobre secretariado, Eduardo Siqueira disse já ter uma lista praticamente fechada “na cabeça”, mas que ainda não revelaria à imprensa. Entretanto, o político garantiu que, depois de anunciar apenas homens para o primeiro escalão, irá antecipar, pelo menos, o nome de cinco mulheres da futura estrutura administrativa.
SE VIER REELEIÇÃO, SERÁ PARA CUMPRIR O MANDATO NA ÍNTEGRA
Ao falar do projeto “Palmas +20” – que busca projetar o desenvolvimento do município para os próximos anos aliado às novas tecnologias -, Eduardo Siqueira Campos acabou desviando-se para política e revelou um certo desejo em cumprir oito anos de gestão à frente do Paço. “Não que pretenda ficar 20 anos no poder, quando muito, quatro. E se o povo for generoso e eu tiver condições buscarei o mandato, mas só para cumpri-lo na íntegra. Quero que todos guardem isto. Se o povo me honrar com mais quatro anos, não será para seis. […] Não espere de mim qualquer projeto que não seja oito anos de cidadania em Palmas. Mas sem nenhuma soberba, vamos começar pelos quatro e ver se conseguimos estar à altura do que espera a população”, pontuou o político.
CINTHIA DISPOSTA A ANTECIPAR AÇÕES DO SUCESSOR
À imprensa, Cinthia Ribeiro revelou disposição em adiantar ações do sucessor. “A comissão foi instaurada de forma a termos acesso às informações que já estão disponíveis no Portal da Transparência e principalmente as que podem viabilizar o cumprimento de metas do plano de governo do prefeito eleito, para que nenhum serviço sofra descontinuidade e que e o leve a poder otimizar ainda mais o seu tempo. Alguns desses atos podem e devem ser validados ainda no exercício do meu mandato, de uma forma robusta, transparente e assertiva”, pontuou.
ÁREAS QUE MERECEM ATENÇÃO, SEGUNDO A PREFEITA
A atual prefeita também elencou o que considera áreas que precisam de um olhar mais atento de Eduardo Siqueira, listando déficit habitacional, transporte coletivo, ampliação de vagas nos Centros de Educação Infantil e a manutenção de direitos dos servidores. “Nesta vertente, o prefeito eleito tem grandes projetos, ousados, que vem exatamente na necessidade do que precisamos no dia de hoje. Estamos prontos, a quatro mãos, para fazer um serviço de excelência”, afirmou.