A bancada federal recebeu em Brasília nesta terça-feira, 26, mais de 80 prefeitos eleitos e reeleitos para ouvir as demandas prioritárias para a aplicação das emendas. Estiveram na agenda com gestores municipais os senadores Dorinha Seabra (UB), que é a coordenadora; Eduardo Gomes (PL) e Irajá Silvestre (PSD) e os deputados Carlos Gaguim (UB), Vicentinho Júnior (Progressistas), Lázaro Botelho (Progressistas), Filipe Martins (PL) e Eli Borges (PL). Entre os gestores, destaque para Eduardo Siqueira Campos (Podemos), eleito em Palmas; e Josi Nunes (UB), reeleita em Gurupi.
MAIS DE R$ 560 MILHÕES EM 2024
Na ocasião, Dorinha Seabra fez uma prestação de contas dos recursos já destinados ao Estado e ouviu as demandas dos presentes. Em 2024, a bancada federal destinou quase R$ 560 milhões para atender as mais diversas áreas, sendo que o maior aporte de recursos é dos ministérios da Saúde, Cidades e Educação.
ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Para 2025, as prioridades para o orçamento foram apresentadas, tendo como demanda central recursos para a área social dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), educação e saúde. As pautas foram listadas pelo presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges, representando os gestores municipais. “A bancada tem sido forte parceira dos municípios no apoio de importantes políticas públicas locais”, afirmou.
FUNDO A FUNDO
Em ofício, a ATM solicitaram ainda a possibilidade de que os recursos de emenda de bancada sejam repassados diretamente aos municípios, sem eventual intermediação de outros entes federativos, na modalidade fundo a fundo, para que as prefeituras possam promover celeridade e eficiência na execução de políticas públicas que serão financiadas com os referidos recursos.
UNIÃO DA BANCADA
Dorinha Seabra ressaltou a união da bancada federal para levar o maior volume de recursos possível para atender o Estado. “Queremos fazer com que as nossas emendas possam atender as mais diversas áreas de forma objetiva, seja educação, saúde, assistência social, segurança. O volume de recursos é importante e a nossa atuação é para atender o cidadão tocantinense”, disse.