OS LINDOS OLHOS DO PALÁCIO
Tudo indica que os “lindos olhos” do Palácio prevaleceram. O poder de atração de tanta beleza seduziu vários aliados do deputado Eduardo do Dertins (Cidadania), que parece ter sido deixado na chapada, caso se confirme todos os apoios anunciados pelo grupo do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos). Correligionários de Amélio falam em até 21 votos para a reeleição.
OPOSIÇÃO AINDA SE MOVIMENTA
No entanto, a oposição ao presidente da Aleto não desiste e Dertins pode abrir mão da cabeça de chapa em prol de outro colega com votos além dos nove que o parlamentar do Cidadania ainda acredita ter.
MÁRLON CONCORDA COM IANOWICH
Apesar da defesa enfática que os advogados João Benício Aguiar e João Pedro Mello fizeram em artigo na Coluna do CT sobre a legalidade desta nova eleição da Aleto, o jurista Márlon Reis, que deu o parecer que resultou na ação que derrubou o pleito duplo da Casa, concordou com o advogado Antônio Ianowich Filho, ex-diretor-geral do Legislativo estadual. Ianowich disse ao Em Off que a resolução que alterou o Regimento Interno não poderia ter tratado da anulação da disputa de junho.
3ª ELEIÇÃO CONSECUTIVA
Segundo Márlon, como a votação anterior não está sendo revogada por decisão judicial, nem por processo de destituição com observância do contraditório e ampla defesa, o que se busca na Aleto, por fim, é uma terceira eleição de Amelio Cayres. “Além de a leitura jurídica do advogado Antônio Ianowich estar correta, ainda pode haver uma terceira eleição consecutiva do atual presidente, o que afronta outros precedentes do Supremo Tribunal Federal”, sustentou o jurista.
QUISERAM BARRAR JANAD
Ainda sobre o almoço de sexta-feira, 22, da confraternização realizada pela Associação das Câmaras Municipais (Asscam), no Clube da Assembleia, o cerimonial foi orientado a não dar a palavra à deputada estadual Janad Valcari (PL). O motivo é que ela não ajudou financeiramente com o evento. O último que discursaria na festa seria o vice-governador Laurez Moreira (PDT), e o cerimonial chegou a colocar Janad para falar antes dele, e chegou a anunciá-la. Foi quando veio a ordem para não dar a palavra a ela.
GUTIERRES INTERCEDEU PELA COLEGA
Enquanto Laurez discursava, quem saiu em defesa da colega foi o deputado Gutierres Torquato (PDT). Assim, os relutantes cederam e concordaram que a deputada falaria. Janad, então, encerrou os discursos. Tudo foi claramente percebido pelos presentes e o constrangimento acabou sendo grande. A arqui-inimiga da deputada e prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), deixou o espaço das autoridades quando a parlamentar começou o pronunciamento.
ASSCAM É A UVT
Essa Associação das Câmaras Municipais (Asscam) é o novo nome utilizado pela União dos Vereadores Tocantinenses (UVT), entidade que resultou do racha com a União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), em meados do ano passado. Problema é que o CNPJ da UVT teria problemas deixados por ex-dirigentes.
ASSCAM AVANÇA E UVET PATINA
Segundo membros da UVT, a confraternização, que reuniu cerca de 500 vereadores, e os cursos de capacitação que a Asscam vem realizando mostram que a associação decolou, enquanto a Uvet, garantem, patina. Eles ainda contaram que a Asscam tem filiado muito mais vereadores do que sua concorrente. A Uvet é presidida pelo vereador Enoque Neto (Republicanos) — à esq. na foto –, de Araguaína, e a Asscam pelo vereador Miguel do Cajueiro (UB), de Araguatins.
NOVO PRESIDENTE DO CIDEP
A prefeita Cinthia Ribeiro escolheu Bruno Martins Vieira, representante da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Tocantins (Fampec), para presidir o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep). A lista tríplice enviada a ela nessa quinta-feira, 28, após reunião do órgão, era também composta pelos presidentes da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, e da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL), Silvan Portilho.
HOMEM DE ROGÉRIO RAMOS
Na avaliação de empresários ouvidos pela coluna, a preferência de Cinthia por Bruno para a presidência do Cidep se deve à proximidade dele com o diretor do Sebrae Rogério Ramos, ex-secretário de Finanças da gestão da tucana, homem de confiança dela e líder da Fampec.
AINDA TERMINANTEMENTE CONTRA
De toda forma, os empresários disseram que uma reunião para discutir o uso dos R$ 6,3 milhões do Fundo de Inovação e Desenvolvimento de Palmas (Fidep) para custear a decoração natalina, se ocorrer, terá que ser marcada com dez dias de antecedência. De toda forma, eles reafirmaram que são terminantemente contra.
CAMILA CONSEGUE MAIORIA NA CÂMARA
A prefeita de Miracema, Camila Fernandes (Republicanos), conseguiu obter maioria na Câmara para seu segundo mandato, antes mesmo da posse de 1º janeiro. Dois vereadores novatos, Amanda Fraga (PP) e Paulinho Cavalcante (PDT), fecharam com Camila e farão parte da base. A prefeita aliviou um problemaço ao conseguir maioria simples no Legislativo. Ela elegeu apenas 4 parlamentares e a oposição, 7. Com as duas adesões, Camila passa ter 6 vereadores contra 5 para seus adversários. Na foto, a partir da esq., Adão Pedreiro, Núbio Gomes, Paulinho Cavalcante, prefeita Camila Fernandes, Amanda Fraga, vice-prefeita eleita Vânia Passos, Ghisley Martins e Assis Moura.
EXCELENTE ENTROSAMENTO DE PREFEITO E VICE
A transmissão do comando de Porto Nacional ao vice Joaquim do Luzimangues (UB) pelo prefeito Ronivon Maciel (UB) foi uma demonstração da excelente relação dos dois. Ronivon vai para Malta a convite do senador Irajá (PSD), acompanhado por outros prefeitos do Tocantins. Por lei, a passagem de cargo seria necessária só após 15 dias de afastamento do titular. Ronivon ficará menos de uma semana, até quarta-feira, 4, mas resolveu dar a oportunidade a seu vice.