O Fórum Permanente dos Gestores Federais foi oficialmente instituído em reunião realizada na sexta-feira, 29, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). “A proposta é compartilhar recursos, despesas e ações governamentais, além de desenvolver uma política integrada entre os ministérios e órgãos federais presentes no Estado”, afirmou Edy César Passos, superintendente da Secretaria do Patrimônio da União e escolhido para coordenar o fórum.
ESFORÇO DA SRI
A iniciativa faz parte de um esforço nacional liderado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Segundo Jessica Italoena da Silva, diretora da SRI, os fóruns são resultado de um decreto presidencial. “Nós estamos instalando esses fóruns em todo o Brasil. O principal objetivo é fortalecer os gestores federais que atuam no território e alinhar as políticas do governo federal com as realidades locais”, destacou. A servidora também reforçou a abertura da SRI para manter o diálogo entre os gestores e o governo central, facilitando a implementação de políticas públicas.
MARCO PARA A INTEGRAÇÃO
Para Marcelo Leineker, vice-reitor da UFT, a reunião é um marco para a integração dos órgãos federais. “Essa articulação permite não só discutir problemas conjuntos, mas também encontrar soluções para melhorar a eficiência, como no caso de compras e contratos compartilhados. Isso promove economia de recursos e deixa as equipes focadas em suas atividades-fim, otimizando os serviços públicos no estado”, pontuou.
COMUNICAÇÃO DIRETA ENTRE ÓRGÃOS
Outro ponto destacado foi a importância do fortalecimento da comunicação direta entre os órgãos. Paulo Ricardo Amaral, superintendente do IBGE no Tocantins, ressaltou que o Fórum facilita a interação e a resolução de problemas de maneira mais ágil. “Essa aproximação entre os gestores promove maior eficiência e ampliação do alcance das ações de cada instituição”, afirmou.
ÓRGÃOS
Participaram da reunião representantes dos Correios, Conab, INSS, MPA, ADIN, Ministério da Saúde, CGU, Anatel, PRF, ANM, Dsei-TO, PF, Ibama, AGU, OAB-TO, Funai, MDA, IBGE, Caixa, Incra, Basa, Iphan e UFT.
Reunião do Fórum Permanente dos Gestores Federais no Tocantins: