Uma delegação com 17 deputados estaduais do Tocantins participa da 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que acontece no Rio de Janeiro até esta quinta-feira, 5. Além de parlamentares de todo o País, o evento reúne diversos especialistas das áreas da pedagogia, inovação, tecnologia, meio ambiente, sociologia e filosofia, para debates sobre o futuro da educação no Brasil.
AGENDA
Realizada na noite de quarta-feira, 3, a abertura foi marcada pela palestra do filósofo, doutor livre-docente da USP e escritor Clóvis de Barros. O palestrante fez uma defesa consistente sobre a importância da educação na formação do indivíduo, e sobre o papel dos legisladores para garantir melhorias para o setor.
MAIS DE 850 PARLAMENTARES FILIADOS
Atualmente 26 assembleias legislativas e 850 deputados estaduais estão filiados a Unale. Segundo o presidente da instituição, deputado Sérgio Aguiar (CE), a integração entre os diversos interesses de todos os membros é um dos principais desafios. “Parlamento unido é parlamento forte. Este pensamento vem ao encontro da missão principal da Unale, de fortalecer e evidenciar o papel do legislativo estadual no sistema democrático brasileiro”, pontuou.
EXTENSA COMITIVA TOCANTINENSE
O movimento de união institucional também foi considerando pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres, como um dos principais objetivos da participação da delegação tocantinense no evento. “Viemos com um fórum bastante qualificado, com 17 deputados, para debater o tema da educação, que é muito importante, e outros temas do nosso interesse. Espero que possamos tirar bastante proveito e colocar em prática no nosso Estado e nos nossos municípios essa integração, para poder fazer gestão voltada totalmente para a nossa comunidade” afirmou.
TOCANTINENSES NA DIRETORIA
Durante a programação, a Unale também elegeu a nova diretoria. Três tocantinenses farão parte da direção a partir de 2025. Valdemar Júnior (Republicanos) integrará o Conselho Fiscal; Olyntho Neto (Republicanos), a tesouraria; e Gutierres Torquato (PDT), a secretaria.