O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem, teve agenda em Brasília na terça-feira, 3, com o senador Eduardo Gomes (PL) e com o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos). Na pauta, a busca de recursos para o Polo de Agricultura Irrigada da Região e o Projeto de Lei que busca regularizar autorizações concedidas até 2015 para realocação de reservas legais fora da propriedade [PL 5.725 de 2023].
AGENDA COM GOMES
Com Eduardo Gomes, a Aproest reforçou o pedido de apoio na articulação de recursos para investimentos no Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste. Entre as prioridades estão: três barragens elevatórias, uma P8 e duas pontes. “Estamos trabalhando para garantir investimentos que transformarão o potencial do polo em realidade, beneficiando diretamente os produtores e a população da região”, defendeu Milhomem. O senador reafirmou o compromisso em buscar os recursos necessários para a conclusão das obras. A reunião contou com a participação dos assessores parlamentares João Bosco da Silva, Mauro Conde Soares e Eliomar dos Santos Correia, coordenador de Orçamento.
ALTERAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL
O presidente da Aproest também se reuniu com Ricardo Ayres. É do republicano o Projeto de Lei 5.725 de 2023, que sugere alterações no Código Florestal com o objetivo de regularizar autorizações concedidas até 2015 pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e por órgãos licenciadores de outros estados para realocação de reservas legais fora da propriedade. No encontro, foram abordadas também questões relacionadas à ampliação da produção agrícola nos municípios do Polo de Agricultura Irrigada. Na ocasião, o deputado confirmou a intenção de visitar a região em fevereiro do próximo ano.