O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou na manhã desta segunda-feira, 23, que vai instaurar uma sindicância para apurar o desabamento do vão central da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Estreito, no Maranhão, a Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226, na tarde desse domingo, 22. Ele afirmou também que já foi decretado estado de emergência para a tragédia e que uma nova ponte será construída, com investimentos aproximados de R$ 100 milhões a R$ 150 milhões, ainda no exercício financeiro de 2024. “Isso será um trabalho de muita resolutividade por parte do Ministério dos Transportes. Essa obra que não concerne somente na reconstrução, mas na retirada dos escombros, avaliação dos danos que foram causados, o próprio acompanhamento da obra e depois a sua execução”, explicou.
16 DESAPARECIDOS
Renan Filho e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, foram ao local do desabamento. Já chega a 16 o número de pessoas desaparecidas após a queda da ponte. A informação foi atualizada no final da manhã desta segunda-feira pela Defesa Civil de Estreito, no Maranhão. Foi confirmado que uma pessoa morreu e uma está hospitalizada.
LULA ACOMPANHA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em uma rede social, acompanhar com muita atenção os desdobramentos do acidente e prestou solidariedade aos familiares das vítimas. “O ministro Renan Filho [Transportes] está no local com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e autoridades nacionais e locais para prestar toda ajuda do governo federal na retomada do resgate das vítimas e apuração sobre o ocorrido. Meus sentimentos aos familiares das vítimas”, escreveu Lula.
RESPOSTA RÁPIDA
Ainda acompanham os trabalhos, o prefeito de Aguiarnópolis (TO), Wanderly Leite; o prefeito de Estreito (MA), Léo Cunha; e demais autoridades dos governos dos dois estados, federal e dos municípios afetados. O prefeito de Aguiarnópolis (TO), Wanderly Leite, defendeu que “a comunidade merece uma resposta rápida”. “Então, é nesse sentido que estamos aqui unidos nesse trabalho. Queremos aproveitar o momento para levar nosso sentimento a todos os familiares”, disse.
LEIA MAIS