Quatro vereadores já começam a perder espaço na gestão do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), em função da trama que resultou na virada de mesa histórica do dia 1º que tirou a eleição praticamente consolidada de Marcos Duarte (PSD) e garantiu a eleição do estreante Max Baroli (MDB) para presidente. São eles: Israel da Terezona (UB), Vilarindo do Eucalipto (PSD), Ygor Cortez (Podemos) e Wilson Carvalho (PRD), quatro parlamentares eleitos em outubro na base de Wagner e com todo apoio do grupo do prefeito.
EXONERAÇÕES COMEÇARAM
Alguns já viram aliados serem exonerados. Israel da Terezona teve, nesta semana, o irmão Alberto Gomes tirado do cargo de diretor do Samu, que ocupava desde o governo Ronaldo Dimas. Valarindo teve exonerado seu indicado Sandro Bandeira, que era superintendente lotado no gabinete do prefeito.
EM DUAS FASES
Uma grande leva de exonerações está sendo organizada e os outros vereadores devem ser atingidos também. Primeiro porque a gestão Wagner está fazendo um enxugamento, após o prefeito realizar uma consulta do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e obter uma autorização que beneficiará todo gestor reeleito: as exonerações não precisam ser feitas, no caso de reeleição, todas no final do último ano de mandato. Assim, Wagner optou por dois momentos: 10 de janeiro, nesta sexta-feira, quando os secretários vão entregar os cargos e o prefeito poderá fazer nova composição na máquina; e 28 de fevereiro, data em que muitos comissionados serão exonerados.
PERDA DE ESPAÇO
Será especialmente nesse segundo momento, no final do mês que vem, que Wagner vai redistribuir os cargos de acordo com seu novo leque de aliados, o que excluirá — ou pelo menos sofrerão grande redução de espaço — os vereadores que participaram da trama que resultou na eleição de Max Baroli.
RESISTÊNCIA
Fontes da Câmara de Araguaína, contudo, falam em resistência. A ideia é que os 11 que se uniram em segredo para eleger Baroli não larguem as mãos uns dos outros. Ou seja, prometem não aceitar qualquer tipo de retaliação do Paço a eles.