O Hospital Municipal de Araguaína (HMA) realizou a primeira cirurgia cardíaca por meio de técnica minimamente invasiva. O procedimento, chamado de fechamento de comunicação interatrial (CIA), foi realizado em dois pacientes, nesta semana.
ENTENDA
O procedimento inovador acessa o coração a partir da parte lateral do corpo, na região da costela, proporcionando um corte menor, com impacto estético reduzido, e uma recuperação mais rápida. Outro benefício é a diminuição do trauma cirúrgico, pois a técnica dispensa a fratura óssea, resultando em uma resposta inflamatória menor do corpo. O Paço defende que a nova modalidade de cirurgia reafirma o HMA como referência em cirurgias cardíacas infantis de alta complexidade no Estado.
NÚMEROS
Em 2024, o HMA registrou 1.047 cirurgias, aumento de 40,7% na comparação com 2023, quando foram 744 procedimentos. Deste total, 123 foram cirurgias cardíacas pediátricas, um crescimento de 112,07% em relação a 2023, quando foram feitas 58 cirurgias. Desde 2019, quando o serviço foi iniciado, 374 procedimentos cardiopediátricos já foram realizados. A unidade conta com uma UTI Pediátrica de dez leitos e equipe multidisciplinar de 71 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e especialistas em terapia intensiva, garantindo suporte integral aos pacientes.