A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) definirá o novo presidente, vices, os membros do conselho fiscal e da administração em assembleia no dia 8 de março. No páreo pelo comando da entidade nos próximos quatro anos (2025 a 2028) está o empresário gurupiense Marcelo Antônio Leão, responsável por fundar a federação tocantinense (FTC) e é o atual vice da CBC. A disputa é contra Jamil Suaiden, atleta que compôs a delegação brasileira para as Olimpíadas de Atlanta, em 1996.
TOCANTINENSES CONTRA TOCANTINENSE
Neste cenário, chama a atenção os posicionamentos públicos do atual secretário de Esportes do Tocantins, Atos Gomes, e do deputado federal Carlos Gaguim (UB). Ambos gravaram vídeos em apoio a Jamil Suaiden, adversário do tocantinense, que é do Distrito Federal. “Homem competente, grande gestor, profissional e atleta. […] Vai contribuir muito com o ciclismo nacional”, disse o primeiro. “Confio no Jamil e tenho certeza que vai ser uma administração maravilhosa”, pontuou o congressista, acrescentando ainda que o candidato também tem o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
SE WANDERLEI ESTÁ DE UM LADO, LAUREZ ESTÁ DO OUTRO
Se o governo Wanderlei está com Jamil Suaiden, Marcelo Leão elencou o apoio do vice-governador Laurez Moreira (PDT), que curiosamente está rompido com o chefe do Poder Executivo. O pedetista gravou um vídeo ao lado do tocantinense. “Tenho convicção de que, na presidência da confederação, vai mudar muito o ciclismo do Brasil, porque gosta, conhece e entende com profundidade o assunto”, defendeu o político.
CAUSOU REVOLTA E INDIGNAÇÃO
Em conversa com a Coluna do CT, Marcelo Leão relatou que o apoio de Carlos Gaguim e Atos Gomes “causou revolta” na comunidade ciclista do Tocantins e que foi surpreendido pelos vídeos. “Eu recebi com muita surpresa, porque estou aqui desde 1995, fundei a FTC em 1996, trouxe a oportunidade para nossos ciclistas se desenvolveram, trabalhando no intuito de alavancar o esporte”, disse o candidato, elencando entre os avanços a realização de competições nacionais e regionais no Estado e o registro de atletas tocantinenses campeões. “Tocantins é visto como celeiro”, emendou.
NUNCA FOI RECEBIDO NA SEJU
Marcelo Leão se disse “indignado” em relação ao posicionamento do secretário dos Esportes do Tocantins e destacou que nunca teve uma agenda com o gestor. “Mesmo com a magnitude que alcanço como vice-presidente da Confederação Brasileira, nunca fui recebido”, revelou. Já sobre Carlos Gaguim, o tocantinense cita que o parlamentar jamais enviou emenda para ajudar o esporte.
GAGUIM NÃO CONHECE MARCELO E NUNCA RECEBEU PEDIDO PARA EMENDAS
O deputado federal Carlos Gaguim (UB) reagiu à insatisfação de Marcelo Leão. O congressista garante que sequer sabia que o atual vice-presidente da CNC era candidato “Nem conheço”, emendou. O parlamentar também criticou o candidato pela fala sobre emendas para o ciclismo, isto porque jamais recebeu um ofício dele. “Primeiro lugar, não tem um pedido para mim. Então, não pode acusar. Está sendo leviano”, afirmou o político, que aproveitou para destacar que prioriza destinação de recursos para saúde, ônibus e máquinas.
BEM CONCEITUADO
Se alegou não conhecer Marcelo Leão, Carlos Gaguim, por outro lado, exaltou Jamil Suaiden. “Um dos maiores empresários de Brasília, bem conceituado. Os bambambãs do esporte que pediram que o apoiasse. Já tem 90% dos estados fechados com ele”, contou. O deputado ainda fez questão de revelar que a articulação pelo apoio do secretário dos Esportes e do governador Wanderlei partiu dele. “Eles não tem nada a ver, eu que pedi”, emendou.
Confira os anúncios de apoio de Carlos Gaguim e Atos Gomes à candidatura de Jamil Suaiden:
Confira o apoio: