O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), o senador Eduardo Gomes (PL), os deputados federais Alexandre Guimarães (MDB) e Antônio Andrade (Republicanos) tiveram uma agenda com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para defender a permanência do traçado original da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que inclui Figueirópolis. Entretanto, a assessoria do Ministério confirmou à imprensa que o município tocantinense já foi retirado do projeto em favor de Mara Rosa (GO).
NÃO PODEMOS ACEITAR QUE TOCANTINS FIQUE DE FORA
Conforme a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o governador alertou sobre os impactos econômicos que a mudança traria ao Tocantins, especialmente para Figueirópolis, e reforçou a importância da ferrovia para a logística de escoamento da produção agropecuária e mineral do Estado. “A Fiol é estratégica para o desenvolvimento econômico do nosso Estado, garantindo um corredor de exportação eficiente para grãos e minérios rumo ao Porto de Ilhéus/BA. Não podemos aceitar que o Tocantins fique de fora desse projeto fundamental”, destacou Wanderlei Barbosa. O prefeito de Figueirópolis, José Fontoura (Republicanos), o vice, Fernando Fernandes (UB); e o secretário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior; também marcaram presença na reunião.
NOVA AGENDA, MAS PARA TRATAR DA PONTE JK
Wanderlei Barbosa voltará a se encontrar com o ministro Renan Filho nesta quarta-feira, 12, mas para tratar da construção da nova ponte entre Aguiarnópolis e Estreito, avaliada em R$ 171 milhões e prevista para ser concluída em dezembro deste ano. O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), também estará presente. Além da discussão sobre o andamento da obra, a ampliação do serviço de balsas também estará na pauta.
CONTRATAÇÃO JÁ FEITA
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira, 11, o contrato com a Amazônia Navegações LTDA para a realização da travessia por balsas entre Aguiarnópolis e Estreito até a conclusão da nova ponte. O investimento é de R$ 39.959.771,81 para a prestação do serviço.
SERVIÇO PRIMEIRO PARA PEDESTRES
Segundo o DNIT, os serviços serão iniciados primeiramente para pedestres e veículos leves, em até 15 dias após a assinatura do contrato. Para garantir a travessia, a empresa disponibilizará três balsas e quatro reboques para o transporte de caminhões de carga, além de outras duas balsas e dois rebocadores para veículos menores e passageiros. As balsas deverão operar diariamente por um período de um ano, com vigência até 22 de dezembro de 2025 — data que marca um ano do desabamento e o prazo estabelecido para a conclusão da nova ponte.