O governo federal promoveu nesta terça-feira, 11, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. A programação contou com a presença dos presidentes da República, Lula da Silva (PT); do Senado, Davi Alcolumbre (UB), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos). A programação com cerca 3,67 mil gestores municipais – titulares e vices – reuniu também lideranças do Tocantins, como o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), secretários de Palmas e líderes de uma série de municípios.
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/wanderlei-lula-1024x586.webp)
RELAÇÃO CIVILIZADA
Em discurso de abertura, o presidente Lula da Silva exaltou a importância de parcerias entre os entes e garantiu uma boa relação com os municípios, independente de cor partidária. “A prefeitura é um alicerce para que a União dê certo. Esse país só será desenvolvido se a cidade for desenvolvida. Não há estado rico com cidade pobre. É preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o governo federal e o municipal”, pontuou o petista. “O que queremos é estabelecer com vocês uma relação altamente civilizada. Não haverá hipótese de que um banco como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNB, o Basa ou o BNDES deixe de atender os interesses de um governador, de uma cidade por questão ideológica”, emendou.
EXCELENTE OPORTUNIDADE DE DEBATER POLÍTICA PÚBLICAS
O governador Wanderlei Barbosa aprovou a programação coordenada Secretaria de Relações Institucionais e com o apoio da Associação Brasileira (ABM) e Confederação Nacional de Municípios (CNM), além da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) “O evento foi uma excelente oportunidade para o debate de políticas públicas e o fortalecimento da atuação municipal. Momentos como este são essenciais para aprimorar a gestão e construir soluções que beneficiem nossa população”, destacou.
COMITIVA DE MAIS DE 70 PREFEITOS E AVALIAÇÃO NEGATIVA DA ATM
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, juntamente com uma comitiva de mais de 70 prefeitos prestigiaram a programação. Por outro lado, a avaliação do representante da ATM não foi positiva. “A sensação que temos é de decepção, pois em nenhum momento da abertura houve um sinal do governo federal para ajudar os municípios a enfrentar as crises, seja ela financeira, fiscal, previdenciária. Os discursos foram bonitos mais nada de muito concreto. A gente precisa de mais ação, pois não existe Brasil rico com municípios pobres”, avaliou.
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ENCONTRO-DE-PREFEITOS-BSB-1024x682.webp)
OPORTUNIDADE AOS GESTORES MUNICIPAIS
Rompido com o titular, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) também fez questão de comparecer. “Fiquei muito satisfeito em participar deste evento, que oferece uma oportunidade para os gestores municipais conhecerem os ministérios, saberem onde buscar recursos e entenderem como fortalecer seus municípios. Além disso, foi um momento importante para discutir as parcerias possíveis com o governo federal. Esse tipo de conhecimento é essencial para o início de uma gestão eficaz”, defendeu em material enviado à imprensa.
ARAGUAÍNA COM ESPERANÇA DE INVESTIMENTOS
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), também marcou presença e cobrou agilidade na liberação de recursos na ordem de R$ 50 milhões referentes a obras atrasadas no município. O gestor entende que o governo federal demonstrou boas intenções. “O presidente Lula falou com outros representantes das confederações de municípios. Então vamos aguardar que cheguem as soluções. A esperança é grande, a expectativa é muito grande. Nós, que somos reeleitos, sabemos o quanto estamos precisando de ajuda. O momento não está fácil. Diferente do que muitos têm colocado, há muita dificuldade. E nós estamos aqui em busca de melhorias para o nosso município. Vamos aguardar e vamos acompanhar”, frisou.
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Josi-Nunes-1024x768.webp)
PALMAS E GURUPI
Entre os prefeitos presentes na programação esteve Josi Nunes (UB), de Gurupi. “Vamos nos reunir com ministros, secretários e parlamentares para tratar de assuntos prioritários para nossa cidade. Também aproveitaremos para discutir processos, convênios, liberação de recursos e novas demandas”, destacou a gestora sobre a janela de oportunidade que a programação permite. Já a Capital enviou uma comitiva de secretários municipais, sendo eles: Carlos Júnior, do Gabinete; Rolf Vidal, da Casa Civil; Ronaldo Dimas, Planejamento Urbano; Henrique Nesello,do Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo; Isaac Braz; da Fundação do Meio Ambiente; Luara Aquino, da Fundação Cultural de Palmas; e Ana Paula Setti Nogueira, da Agência Municipal de Turismo.