O vice-governador Laurez Moreira (PDT) entregou à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o pedido para que a BR-242, a conhecida Travessia da Ilha do Bananal, faça parte do Projeto de Integração Nacional. “Ministra, é um grande sonho do Tocantins”, afirmou Laurez a Simone.
A PARTIR DO FINAL DO ANO
A ministra explicou que as Rotas de Integração Sul-Americana passarão a ser realidade a partir do final deste ano e envolve os Estados fronteiras com os países sul-americanos, visando a China. Segundo ela, a partir do ano que ocorrerá a interiorização com os Estados como o Tocantins. “Eu recebo seu pleito, me coloco à disposição também para ajudar junto ao ministro do Turismo, à ministra dos Povos Indígenas e ao ministro dos Transportes, porque a Rota de Integração veio para ficar e o Tocantins não pode ficar de fora”, defendeu Tebet.
CINCO ROTAS
Segundo o governo federal, o projeto das cinco rotas de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano surgiu como uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa foi gestada desde o Consenso de Brasília, que reuniu líderes da América do Sul no dia 30 de maio de 2023 na capital federal, e que marcou a retomada da agenda da integração regional. O Ministério do Planejamento e Orçamento desenhou as cinco rotas após consulta aos 11 Estados brasileiros que fazem fronteira com os países da América do Sul. As rotas têm o duplo papel de incentivar e reforçar o comércio do Brasil com os países da América do Sul e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil e seus vizinhos e a Ásia.
Assista: