A Prefeitura de Porto Nacional informou nesta quarta-feira, 19, que não será realizada programação de carnaval em 2025. A decisão de não fazer as festividades com recursos públicos foi fruto de uma análise cuidadosa das dificuldades financeiras enfrentadas. O município segue o exemplo de Palmas, que fez o mesmo anúncio ainda em janeiro.
RECURSO INSUFICIENTES
O Paço esclarece que a intenção inicial era promover o carnaval e trabalhou para realizar a edição de 2025, contando com o apoio do governo e de parlamentares. No entanto, o município afirma que, ao somar os recursos disponíveis, ficou claro que não seriam suficientes e a prefeitura precisaria aplicar dinheiro próprio dos cofres municipais, algo inviável no momento. “A importância do Carnaval para a comunidade local é reconhecida, mas a gestão enfatiza que as prioridades atuais devem ser direcionadas para áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura”, pontuou a gestão.
COVID-19
Além das dificuldades financeiras, o aumento dos casos de covid-19 também foi outro fator determinante para essa decisão, elenca o município. Segundo o Boletim Epidemiológico referente ao dia 9 a 15 deste mês, 66 novos casos foram registrados, com 18 ativos. Há ainda um óbito informado pelo Hospital Regional de Porto Nacional, que será computado no boletim da próxima semana. “Situação de alerta reforça a necessidade de prevenção como a melhor proteção para o município. Vale destacar que nestes primeiros 15 dias de fevereiro houve um aumento de 128% nos casos em relação a todo o mês de janeiro de 2025”, acrescenta.