A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza nesta terça-feira, 8, a abertura oficial das ações do projeto “Foco no Fogo”, no auditório do Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, em Palmas. O objetivo da iniciativa é o combate preventivo às queimadas ilegais, promoção da conscientização e a educação ambiental sobre os riscos e impactos dessa prática, além de orientar proprietários rurais e oferecer palestras educativas.
DADOS DE 2024

O relatório das ações coordenadas do Comitê Estadual de Combate a Incêndios e Controle de Queimadas (Comitê do Fogo) apresentado em novembro apontou para um aumento de 160% na área queimada em 2024, passando de 1.218.371 para 3.080.982 hectares. As propriedades particulares foram as mais afetadas, representando 49,7%. Em 2024, o Estado sofreu com a maior seca dos últimos 50 anos, apontou o governo estadual.
JALAPÃO DEBATE MANEJO DO FOGO
Ainda sobre o tema, comunidades da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão participaram no sábado, 5, da etapa inicial de diálogos comunitários para construção coletiva do calendário anual do Manejo Integrado do Fogo de Base Comunitária (MIFBC) promovidos pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), responsável pela gestão das unidades de conservação (UCs) estaduais. O MIF de base comunitária incentiva a participação ativa das comunidades locais no planejamento e na realização de queimas controladas conjuntas. Além disso, fortalece a responsabilidade e o protagonismo dos moradores das UCs, destaca o governo.