Nos primeiros cem dias de gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi) promoveu diversas ações no campo, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, na recuperação de estradas vicinais e na promoção da segurança alimentar.
À frente da pasta, o secretário Major Negreiros concentrou esforços em diagnosticar as reais necessidades das comunidades rurais, ouvindo produtores por meio de associações locais e promovendo visitas técnicas. A partir desses levantamentos, foram implementados planos de ação voltados à ampliação do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), com a adesão de 70 produtores, o que permitiu maior inclusão dos pequenos agricultores em programas de assistência técnica.
Assistência técnica e infraestrutura
Como resposta imediata às demandas do campo, a Seasi disponibilizou tratores para gradagem de solo, realizou análises de solo, distribuiu calcário e deu início à escavação de viveiros para piscicultura.
Outra frente de trabalho desenvolvida pela secretaria foi a manutenção de estradas vicinais, com patrolamento e desvio de águas. Atualmente, mais de 50 máquinas estão em operação em regiões como São João I e II, Coqueirinho, Piabanha, Veredão, Estiva, Vale da Cachoeira e Água Fria, garantindo maior mobilidade e melhor escoamento da produção.
Hortas comunitárias e segurança alimentar
No eixo agricultura urbana, o destaque foi o atendimento às 21 hortas comunitárias em atividade. Espaços que têm se tornado referência em produção de alimentos saudáveis e geração de renda. Destas, seis hortas serão reformadas ainda em 2025, e mais duas novas unidades serão implantadas nos setores Jardim Vitória I e Palmas Sul.
As hortas comunitárias têm recebido acompanhamento técnico constante da secretaria. O diretor de assistência técnica da Seasi, Guilherme Vaz Burns, destaca que o objetivo é tornar esses espaços modelos para a cidade, incentivando o consumo de alimentos seguros e de qualidade.
Fortalecimento da produção local
Outra frente importante da agricultura municipal tem sido a ampliação da rede de inspeção e certificação sanitária dos produtos locais. O número de empreendedores regularizados dobrou em relação ao ano anterior, passando de 15 para 30 produtores com selo de inspeção, o que permite, inclusive, que alguns deles possam vender seus produtos para outros estados, garantindo à população o consumo de alimentos com procedência e qualidade asseguradas.
Para o secretário Major Negreiros, o município tem trabalhado incansavelmente para fortalecer o homem do campo, com a ampliação do cinturão verde, e garantir que mais famílias possam viver com mais dignidade. “Através da determinação do prefeito Eduardo Siqueira Campos, estamos fazendo uma revolução no campo, com ações emergenciais e políticas públicas estruturantes, consolidando Palmas como uma referência em agricultura urbana, familiar e sustentável”, disse.
Ainda de acordo com Negreiros, as ações devem se intensificar ao longo dos anos, com novos investimentos, parcerias e iniciativas voltadas à valorização do produtor rural palmense.
Fotos: Edu Fortes/Divulgação



