A 1ª reunião do novo Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) na sexta-feira, 11, contou com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), considerado o presidente de honra da entidade. O primeiro encontro acontece dias depois do gestor ter alterado membros apontados em novembro do ano passado pela antecessora, Cinthia Ribeiro (PSDB). A mudança incluiu os novos secretários do município e alçou Joseph Madeira como titular representante da Associação Comercial e Industrial (Acipa).
UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO FIDEP
A principal ação da agenda realizada na na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem) foi a assinatura da Medida Provisória que altera de 50% para até 90% os percentuais de utilização de recursos do Fundo de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Fidep), voltados para projetos do conselho. O município considera a iniciativa um marco para o fortalecimento do empreendedorismo e geração de oportunidades. “Eu nunca vi tanta proposta adiada que não deu em nada! Senhores, eu não vim aqui para fazer a mesma coisa, vocês podem estar preparados para mudanças radicais profundas nesta gestão, e elas não acontecerão unilateralmente, elas estarão sempre amparadas aqui neste conselho, sempre amparadas na oitiva com os empresários e na inovação tecnológica”, destacou o gestor.
COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA REGULARIZAÇÃO DOS QUIOSQUES
Ainda durante a reunião, o prefeito também assinou o decreto que institui a Comissão Temporária para Regularização dos Quiosques, com o objetivo de criar critérios técnicos e legais para a organização e desburocratização do setor que movimenta parte importante do comércio popular de Palmas.
REFORMA DAS FEIRAS
Durante a reunião, gestores da Sedeem apresentaram as propostas de reforma da Feira da 307 Norte e da Feira da 503 Norte. Os projetos autorizados pelo prefeito objetivam modernizar os espaços, oferecendo mais conforto, segurança e infraestrutura para feirantes e consumidores. As obras contarão com investimentos do Fidep, no valor de R$ 3 milhões sob aprovação dos conselheiros do Cidep, ao qual o fundo é ligado.
ESPAÇOS TRADICIONAIS
Para o titular da Sedeem, Henrique Nesello, a reforma das feiras impacta positivamente a economia local. “Esses dois equipamentos públicos são extremamente importantes para a nossa cidade. São espaços tradicionais, bastante movimentados e que cumprem um papel essencial na economia local. A Feira da 307 Norte, por exemplo, é um ponto de referência para a população. Além disso, os projetos serão modernos e buscarão aumentar o fluxo de pessoas e a quantidade de dias que as feiras serão utilizadas”, destacou.