A senadora e presidente do União Brasil no Tocantins, Dorinha Seabra, esteve reunida na manhã desta segunda-feira, 14, com os prefeitos de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos); de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB); de Gurupi, Josi Nunes (UB); de Porto Nacional, Ronivon Maciel (UB); e de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB). Na ocasião, os gestores que administram 40,48% do eleitorado tocantinense deram respaldo à pré-candidatura da congressista ao Palácio Araguaia. Em caso de vitória, o Estado teria a primeira mulher governadora.

DORINHA COMO LÍDER DO PROCESSO DE DISCUSSÃO DO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO
A reunião dos prefeitos das cinco maiores cidades do Tocantins foi batizada de “G5+” e até um painel com fotos de Eduardo, Wagner, Josi, Ronivon e Celso foi montado para a ocasião. Em material enviado à imprensa, é informado que o grupo escolheu Dorinha Seabra para “liderar o processo de discussão do desenvolvimento social e econômico do Estado”. O encontro aconteceu em Palmas e teve duração de mais de três horas.
MAIS PREPARADA
A presidente do G5+, Josi Nunes (UB), reconheceu os avanços do Estado nos últimos anos, mas reforça o perfil da congressista para comandar o Palácio Araguaia. “A senadora Dorinha é a pessoa mais preparada no Tocantins para tocar um projeto de desenvolvimento que faça o Estado avançar. Claro que o Tocantins melhorou nas últimas décadas, mas aqui contamos com uma pessoa que reúne as qualidades para termos um avanço significativo na educação e em todas as áreas”, ressaltou.
TODOS OS PREDICADOS PARA SER A PRIMEIRA GOVERNADORA
Elencado como coordenador do grupo, Celso Morais (MDB) afirmou que a reunião serviu para fortalecer ainda mais os laços administrativos dos prefeitos e mostrar uma plataforma de ações. “Nós decidimos escolher a professora Dorinha para comandar esse processo de discussão do Estado. Vejo nela todos predicados para ser a primeira mulher a governar o nosso Tocantins. Conta hoje não só com o apoio dos prefeitos das maiores cidades, mas também com quase uma centena dos menores, que são muito importantes”, frisou o emedebista.
MAIOR LIDERANÇA NACIONAL DO TOCANTINS
Anfitrião da reunião, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), destacou que a pré-candidata é a maior liderança nacional do Tocantins, com interlocução direta com o governo federal. “A agenda dos municípios do Tocantins sobre a discussão da Reforma Tributária com o ministro da Fazenda passa pela senadora Dorinha. Ela que vai ter esse papel. Ela também é a pessoa ideal para o comando do Estado. Tenho certeza que, se o meu pai Siqueira Campos estivesse aqui, ele estaria com Dorinha”, frisou.
UNIÃO EM TORNO DE DORINHA SÓ TRAZ BENEFÍCIOS
O perfil da congressista seguiu sendo defendido pelos demais membros do G5+. “Atende todo mundo, resolve os problemas, tem compromisso, tem capacidade técnica, tem inserção no governo federal e sobretudo é comprometida com o futuro do Tocantins. O Estado tem uma grande oportunidade de avançar ainda mais agora”, pontuou Ronivon.“O Tocantins é uma potência agropecuária, tem localização invejável e um povo trabalhador. A senadora sabe de tudo isso e vê na educação a melhor arma para impulsionar o desenvolvimento. Essa nossa união em torno dela só tende a trazer benefícios para o Estado”, acrescentou Wagner Rodrigues.
G5+ REÚNE 40% DO ELEITORADO
Palmas (210.909), Araguaína (120.366), Gurupi (61.103), Porto Nacional (46.367) e Paraíso do Tocantins (35.503) somam 474.248 mil dos 1.171.482 eleitores tocantinenses (40,48%), conforme dados da Justiça Eleitoral atualizados no início de abril.
DORINHA QUER CONVERSAR COM TODOS
Ao comentar a agenda com o G5+, a senadora Dorinha Seabra fez questão de destacar que o debate dos projetos de desenvolvimento a serem apresentados em 2026 acontece “com todos”. “Estive na Associação Tocantinense de Municípios, também em várias regiões. Só tenho que agradecer pela confiança e dobrar o trabalho, pois política boa é aquela que entrega resultados para a população”, disse ainda em relação aos suporte dos prefeitos da cinco maiores cidades.
GOVERNADOR WANDERLEI PARTICIPA DO DEBATE
Como sinal da inclusão de todos neste debate pré-eleitoral, Dorinha Seabra ressaltou que antes do encontro com o G5+ teve uma reunião com gestores do Vale do Araguaia. A congressista ainda fez questão de pontuar que esta discussão também acontece com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Do lado governista, o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), também é pré-candidato ao Palácio Araguaia, mas colocou-se recentemente como um “soldado” do grupo.