O recolhimento das urnas eletrônicas utilizadas no processo eleitoral de 2024 é realizado no Estado desde 24 de março e tem o término previsto para acontecer no sábado, 26. Ao todo, 4.995 urnas estão sendo direcionadas para uma Central em Palmas. O processo é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), com o apoio das 33 zonas eleitorais.
CICLOS DE EXERCITAÇÃO
O chefe de Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (Sevue), Eduardo Koelln, falou sobre a importância desse recolhimento. “As urnas estão sendo recolhidas nesse momento, pois agora iremos submetê-las aos ciclos de exercitação, uma forma de manutenção preventiva. Isso é importante, pois nesse estágio iremos realizar o Sistema de Testes Exaustivos (STE). Esses testes serão realizados agora, na parte interna, para vermos se as urnas estão aptas para mais um ciclo eleitoral”, afirma.
NÃO SÓ AS URNAS
Além das urnas, todo o material disponibilizado pelo TRE, como bobina de papéis, cabines de votação, prateleiras, baterias de urnas, entre outros suprimentos, retornam em segurança para a capital.
PRÓXIMO PLEITO
Tanto a manutenção das urnas, quanto o STE, são realizados com o compromisso do pleno exercício da democracia para todos os tocantinenses. Por isso, o TRE informa que busca efetivar uma rota de confiança e transparência eleitoral para as eleições de 2026, iniciando esse novo ciclo com o retorno das urnas eletrônicas para instalações seguras e preparadas para esse acolhimento.