O governo estadual instituiu em Decreto no Diário Oficial de terça-feira, 22, um grupo de trabalho para elaborar estudos, propor diretrizes e apresentar propostas relacionadas à administração e ao desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas, formada ainda por parecida do Rio Negro; Barrolândia; Brejinho de Nazaré; Fátima; Ipueiras; Lajeado; Miracema do Tocantins; Miranorte; Monte do Carmo; Oliveira de Fátima; Paraíso do Tocantins; Porto Nacional; Pugmil; Silvanópolis e Tocantínia.
COORDENADO POR ANDRÉ GOMES
O trabalho será coordenado pela Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas, sob a gestão do ex-vice-prefeito André Gomes, nomeado titular da pasta no dia 14. O grupo inclui representantes da Procuradoria-Geral do Estado; da Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional; da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento; e da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).
NOVA PASTA
Implantada em junho de 2024, a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas integra a estrutura administrativa da Secretaria Executiva da Governadoria. Entre suas atribuições, está o papel estratégico de estabelecer diálogo com órgãos e entidades municipais, além de representantes regionais. A iniciativa visa fortalecer as relações institucionais e promover o compartilhamento de informações, garantindo o aproveitamento eficiente dos recursos públicos por meio da descentralização e da articulação das ações na Região Metropolitana de Palmas, além de exercer outras atividades correlatas.