O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou nessa quarta-feira, 30, por meio de pronunciamento oficial, o reajuste de 4,17% da data-base para servidores efetivos e comissionados; e o pagamento de progressões para 7.795 efetivos. O anúncio foi feito em pronunciamento do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira, 1º. Ao parabenizar os trabalhadores, Wanderlei disse, na folha de maio, serão concedidas 1.330 progressões relativas aos aptos até 2023 e mais 6.465 progressões referentes a 2024 na folha de setembro. “Somando data-base e progressões, nossos servidores efetivos terão até 15% de reajuste em 2025”, afirmou.
POR MEDIDA PROVISÓRIA
A concessão do reajuste em 4,17% na data-base de 2025 para todas as categorias que compõem o serviço público do Executivo está assegurada na Medida Provisória (MP) n° 3/2025, para os concursados, e estende o direito para os servidores comissionados, na MP n° 4/2025, publicadas nessa quarta-feira, 30, no Diário Oficial do Estado (DOE).
PROGRESSÕES
Já a autorização do pagamento das progressões, sendo 1.330 referentes aos aptos até o ano de 2023 e 6.465 de 2024, totalizando 7.795 efetivos contemplados, consta no Decreto nº 6.950, também publicado no DOE dessa quarta-feira, 30. A partir de agora, a Secretaria Estadual da Administração (Secad) deverá publicar, ainda na primeira quinzena do mês de maio, a lista com o nome dos servidores aptos para a evolução, que pode ser horizontal ou vertical, conforme o período determinado.
SENSIBILIDADE E COMPROMISSO
O secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, disse que o valor de reajuste concedido aos servidores do Executivo neste ano é o mesmo fixado para os servidores dos poderes Legislativo e Judiciário; e os órgãos de defesa e controle. “O que demonstra a sensibilidade e o compromisso do governo Wanderlei Barbosa com a valorização de todos os servidores, sem distinção”, defendeu, ao referir-se ao reajuste de 4,17%, também aprovado no mesmo percentual nessa terça-feira, 29, pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), para os servidores do Tribunal de Justiça (TJTO), do Tribunal de Contas (TCETO), da Aleto, do Ministério Público (MPTO) e da Defensoria Pública (DPE-TO).
7,5%
O Sindicato dos Servidores Públicos do Tocantins (Sisepe) liderou em fevereiro uma frente de 20 representantes do funcionalismo e apresentou uma proposta de 7,5% de reajuste, tendo como base o índice aplicado ao salário mínimo pelo governo federal.
Assista o pronunciamento do governador Wanderlei Barbosa: