Foi adiada a solenidade para assinatura de uma série de contratos para o início de obras de empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) em municípios tocantinenses, inicialmente marcada para esta sexta-feira, 23. A informação foi confirmada em nota da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), articuladora da vinda dessas unidades para o Tocantins; e do secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo.
MUITO ENXUTA
A nota de Dorinha com secretário Augusto Rabelo é muito enxuta. Apenas diz que o adiamento é “devido a agenda”. Nenhuma outra justificativa. Termina dizendo que “nova data será divulgada em breve”, agradece “a compreensão de todos” e reforça “nosso compromisso em realizar esse importante ato em breve”.
MARCHA DOS PREFEITOS
A coluna apurou que, formalmente, o adiamento estaria sendo atribuído à XXVI Marcha em Defesa dos Municípios, que acontece até esta sexta-feira. É que muitos prefeitos contemplados nesta etapa do programa Minha Casa, Minha Vida teriam solicitado e Dorinha os atendeu. Assim, uma nova data será marcada para que todos os gestores municipais possam participar do evento, com a expectativa de participação do ministro das Cidades, Jader Filho, e do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
PRESSÃO DE GUIMARÃES?
Nos bastidores, contudo, o que se diz é que a pressão pelo adiamento partiu do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), amigo pessoal do ministro Jader Filho e que está numa disputa com Dorinha e o deputado federal Carlos Gaguim (UB) pela “paternidade” dessas unidades habitacionais destinadas ao Tocantins. Dorinha e Gaguim acusam o colega de se aproveitar dessa amizade com o ministro para deixar transparecer que é dele a articulação para a conquista desses imóveis. Os dois parlamentares do UB alegam que vêm trabalhando esse programa antes mesmo de Guimarães chegar ao Congresso em 2023.
Confira a nota:
“A Senadora Professora Dorinha e o Secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, comunicam o adiamento da cerimônia de Assinatura de Contratos do Minha Casa Minha Vida – Entidades e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS),
prevista para sexta-feira, 23 de maio de 2025.
Devido a agenda, o evento que marcaria a formalização de 29 contratos (beneficiando 29 municípios) no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida – Entidades e do FNHIS será reagendado. A nova data será divulgada em breve.
Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso em realizar esse importante ato em breve”.