O clima na sessão da Câmara de Araguaína de quinta-feira, 22, esquentou entre os vereadores Flávio Cabanhas (PDT) e Ygor Cortez (Podemos). A razão foi o debate sobre apreciação das contas do ex-prefeito e atual secretário de de Planejamento Urbano de Palmas, Ronaldo Dimas. O Tribunal de Contas (TCE) já enviou os ordenamentos de 2018, 2019, com pareceres pela rejeição, e o de 2020, que recebeu a aprovação.
“NÃO PODEMOS FAZER A SOCIEDADE DE PALHAÇA“
Flávio Cabanhas foi à Tribuna para cobrar agilidade na tramitação. “Nós temos participado da lentidão que tem acontecido no processo das contas do ex-gestor Ronaldo Dimas. Faz quase 2 anos que estas contas estão aqui para serem votadas. Não podemos fazer os colegas e a sociedade de palhaços. Precisamos dar a resposta de acordo com o entendimento de cada um. Estou analisando com muita tranquilidade este processo porque não quero ser injusto”, garantiu.
SEM INTERESSE DE DIMAS
O pedetista espera que os processos sejam apreciados até junho e questionou Ronaldo Dimas por um possível desinteresse no tema. “Eu espero que estas contas não passem deste primeiro semestre. Já foi notificado, não apareceu para fazer a defesa. No meu entender, se tenho um processo para ser julgado, tenho meu direito de defesa e sou notificado, eu viria para me defender. Se não vim, não estou tão interessado”, argumentou.
COMISSÃO DE FINANÇAS CUMPRE O REGIMENTO
O presidente da Comissão de Finanças, Ygor Cortez, pediu parte do pronunciamento do colega para prestar esclarecimentos. “Sobre todos os prazos, o senhor pode ficar sossegado que estão e serão cumpridos. Nós temos uma coisa chamada Regimento Interno aqui na Casa e nela foi inserido um rito para julgar contas municipal de qualquer gestor. Acho que o senhor não viu o processo como está agora”, iniciou o parlamentar, que começou a ser interrompido pelo próprio Flávio Cabanhas que concedeu o tempo. O pedetista então pediu a fala de volta, interrompendo o colega. “O senhor é o presidente, se tem prazo, diga os prazos. Não vem com negócio de Regimento Interno, isso aí é ‘blá blá blá’. O senhor tá segurando e não sei o porquê”, concluiu.
ESTUDE O REGIMENTO E NÃO FIQUE FALANDO BOBAGEM
Ao voltar a ter a palavra por ter sido citado por Flávio Cabanhas, Ygor Cortez rebateu o colega de forma mais dura. “É muito bonito falar algo que não se sabe e sair bonitinho, cantando de galo. Pelo amor de Deus, gente, existe prazo, existe Regimento Interno. […] Se você não conhece, não venha me falar dele aqui. Aprenda, estude o Regimento que rege esta Casa de Leis e não fique falando bobagem”, iniciou.
RONALDO DIMAS JÁ APRESENTOU DEFESA
O presidente da Comissão de Finanças voltou a questionar Flávio Cabanhas se o mesmo realmente acompanha os processos, isto porque a defesa de Ronaldo Dimas já está anexada aos autos. Ygor Cortez também se permitiu a fazer uma fala política, conforme o próprio admitiu. “Eu não sei que sede é essa. Eu não vejo em lugar nenhum, ninguém está comentando sobre essas contas. Mas nós vamos fazer, cumprindo o nosso papel de parlamentar”, afirmou.
Confira: