O Tocantins é um dos estados com a menor densidade demográfica do Brasil, com 5,58 habitantes por km². No campo, onde cerca de 21% da população tocantinense reside, as distâncias podem ser ainda maiores. Com isso, para aproximar o cliente cada vez mais, a concessionária de energia possibilita a autoleitura, ou seja, quando o próprio morador realiza a leitura do medidor e envia para a distribuidora.
PRÁTICO E CONVENIENTE
A coordenadora de Leitura da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz, explica: “Ter o controle da leitura de energia é prático e conveniente. A autoleitura permite que o cliente informe seu consumo real sem a necessidade de esperar a visita do leiturista. O processo envolve apenas a observação dos números no visor do medidor (da esquerda para a direita), o registro dessa informação, uma foto legível dos números e envio desses dados pelo WhatsApp ou pelo Energisa On. Lembrando que alguns medidores, possuem mais de um canal de leitura, nesse caso, ambos dados devem ser informados”, explica.
PROCEDIMENTO É AUTORIZADO PELA ANEEL
A autoleitura é um procedimento regular e autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para todo o País, que viabiliza o acompanhamento do consumo da conta de energia mensalmente. Essa opção pode ser utilizada por qualquer consumidor da área rural, principalmente, para os clientes que têm o padrão de energia dentro do imóvel ou outro fator que impossibilite a leitura mensal do consumo de energia.
LEITURA DO CONSUMO DESSES CLIENTES A CADA TRÊS MESES
Conforme a resolução da Aneel, em áreas rurais, as distribuidoras de energia podem efetuar a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. “Por isso, é fundamental que o cliente rural realize esse procedimento de acordo com as datas especificadas no Calendário Rural, para evitar que a medição do consumo seja por média, baseada nos últimos 12 meses”, concluiu Andréa.
PRATICIDADE NO ATENDIMENTO
Pensando na comodidade do produtor e morador da zona rural, a Energisa investe constantemente na otimização de seus canais digitais. Através do WhatsApp e do aplicativo Energisa On, o cliente do campo não apenas informa a autoleitura de forma rápida e sem sair da propriedade, mas também tem acesso a uma variedade de outros serviços essenciais.
PLATAFORMAS DIGITAIS DA ENERGISA
Seja para solicitar informações, emitir segunda via da conta, comunicar falta de energia ou acessar o histórico de consumo, as plataformas digitais da Energisa foram desenvolvidas para serem intuitivas e acessíveis, facilitando a resolução de demandas e otimizando o tempo do cliente rural.
CANAIS DIGITAIS
1 – Aplicativo Energisa ON (Disponível para Android e IOS) – Acessar o aplicativo com seus dados, escolher a opção “SERVIÇOS” e escolher o ícone “Informar leitura”.
2 – Assistente virtual Gisa (WhatsApp)
3 – Call center – 0800 721 3330
4 – Site Energisa