O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, recebeu gestores e equipe técnica da Energisa nesta terça-feira, 08/07, na sede em Palmas. Com a reunião, a companhia que é responsável pela distribuição de energia no estado, teve como objetivo realizar um estudo prospectivo da demanda por energia no estado por parte da indústria.
O diretor de Relações Institucionais da Energisa no Tocantins, Alankardek Moreira, participou da reunião juntamente com gestoras da empresa no Rio de Janeiro, Lídia Rangel e Tatiana Ornelas e equipes técnicas dos dois estados.
A indústria é o setor de maior consumo energético concentrado e disso decorre a necessidade de prever a distribuição de seus prováveis empreendimentos. Isto já é feito pela concessionária a partir dos estudos regulares da evolução da demanda, baseado em dados secundários; mas é preciso, segundo os técnicos visitantes, fazer um “ajuste fino” tomando por base as informações diretamente junto ao segmento.
“A FIETO vê com bons olhos esta visita, pois faz parte de sua missão defender um ambiente favorável ao desenvolvimento industrial, o que seguramente não acontece sem disponibilidade de energia”, avaliou o presidente Roberto Pires.
Municípios como Porto Nacional, como grande produtor de grãos, Formoso do Araguaia, que abriga o projeto Rio Formoso, a região de Araguaína que traciona tradicionalmente a economia estadual e os pátios multimodais ao longo da Ferrovia Norte Sul foram apontados como áreas de maior potencial de crescimento industrial e de consumo energético, além de empreendimentos minerários que começam a se instalar em vários pontos do estado.
Como encaminhamento da reunião, será realizado novo encontro entre a Energisa e a Federação, a qual mobilizará empresários de diferentes segmentos industriais, como o setor de frigoríficos e de mineração para aportar ao estudo maiores dados e informações.