Candidato a presidente do Partidos dos Trabalhadores (PT) do Tocantins, Nile Willian Fernandes anunciou nesta quarta-feira, 9, ter angariado o apoio de dois das quatra chapas derrotadas no 1º turno do Processo de Eleição Direta (PED): “A Esperança é Vermelha”, de Josafá Maciel; e a “Democracia Socialista”, de Itamar Bandeira. O “Resistência Socialista”, grupo do atual presidente do diretório metropolitano da sigla, João Vilela, também ingressou na campanha. O advogado disputa o 2º turno que acontece no dia 27 com Diego Montelo.
NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO E EXIGÊNCIA DE POSTURA DE OPOSIÇÃO AO PALÁCIO
Ambas as chapas emitiram notas para confirmar o apoio a Nile Willian. “A Esperança é Vermelha”, de Josafá Maciel, destaca ter apresentado aos candidatos as principais pautas do grupo, que incluem posicionamento de oposição ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e de saída da federação com PCdoB e PV. O resultado foi a decisão de apoiar o advogado. Já o “Democracia Socialista”, de Itamar Bandeira, pregou uma necessidade de renovação. “O enfraquecimento do protagonismo político do PT exige mudança. Acreditamos que o companheiro Nile é a melhor opção para o fortalecimento do partido mais democrático e plural, comprometido com suas bases e com os movimentos sociais”, pontuam.
Leia a íntegra das notas:
“Informamos que, no Tocantins, nossa chapa “A Esperança é Vermelha” (liderada por Jozafá à presidência estadual do PT) não avançou ao segundo turno. Os candidatos classificados foram Nile (CNB) e Diego (MPT).
Na segunda-feira à noite, nossa coordenação estadual reuniu-se e deliberou: dialogaríamos com ambas as chapas concorrentes. O objetivo foi apresentar nossas propostas para o Congresso Estadual do PT e para a atuação do próximo diretório estadual.
As reuniões ocorreram durante o dia de ontem. À noite, convocamos nossos membros para deliberar sobre os resultados e definir posicionamento.
As principais propostas apresentadas às chapas de Nile e Diego foram:
- Fortalecimento das lutas sociais: Articulação e apoio do Diretório Estadual às organizações de trabalhadores/as (sindicatos, associações, cooperativas, movimentos sociais) nas pautas trabalhistas, de reforma agrária, cultura, combate ao racismo, direitos LGBT+ e moradia.
- Oposição firme: O PT deve fazer oposição intransigente ao governo bolsonarista de Wanderley Barbosa no Tocantins.
- Autonomia eleitoral: Candidatura própria do PT ao governo do estado, com construção de plano de governo, reuniões setoriais e regionais, e coordenação de campanha a partir da posse do novo diretório.
- Rompimento de aliança: Saída do PT da federação partidária com PCdoB e PV.
- Funcionamento interno:
- Reuniões regulares do diretório estadual (a cada 60 dias).
- Cumprimento rigoroso do estatuto partidário.
- Destinação de pelo menos 10% do orçamento à formação política.
- Manutenção da Secretaria de Formação.
- Reestruturação das macro regionais.
- Realização de reuniões periódicas do diretório estadual com os diretórios municipais.
- Independência das chapas: Durante o mandato, a atuação das chapas eleitas será independente.
Após amplo debate sobre os compromissos assumidos pelos candidatos Nile e Diego frente a essas propostas, nossa chapa estadual deliberou:
Apoiamos o candidato Nile (CNB) à presidência estadual do PT, fundamentados no seu compromisso com as propostas apresentadas.
A luta continua!
Coordenação da Chapa Estadual “A Esperança é Vermelha”
NOTA DA DEMOCRACIA SOCIALISTA SOBRE O 2º TURNO PED-TOCANTINS
A Democracia Socialista, corrente interna do Partido dos Trabalhadores, em plenária realizada nesta segunda-feira, 07 de julho de 2025, vem a público declarar sua posição para o segundo turno do Processo de Eleições Diretas (PED):
- O PED acontece num momento decisivo da luta política no Brasil, o qual a direita busca inviabilizar qualquer avanço na promoção de justiça social do país, o que exige do partido forte capacidade organização e mobilização social, de fora para dentro das instituições, refirmando que somos um partido socialista e esquerda.
- Parabenizamos a companheira Naiara de Luta, que com coragem e firmeza apresentou um projeto combativo, popular, jovem, feminista, antirracista e de renovação. Parabenizamos também o companheiro Itamar Bandeira, nosso candidato a presidente estadual que muito bem representou a defesa da democracia interna e do não rebaixamento programático do partido, trazendo as raízes da luta viva da militância do Bico do Papagaio. A Naiara e Itamar, nossos cumprimentos e agradecimentos!
- No segundo turno do PED, no âmbito estadual e em Palmas, a Democracia Socialista, por decisão unânime, declara seu apoio à companheira Rosimar Mendes para a presidência municipal e ao companheiro Nile William para a presidência do Diretório Estadual do PT-TO.
- Rosimar é referência de luta política no PT e nos movimentos populares, professora, sindicalista, mulher, negra e que acredita que futuro do partido dependem da opção pela militância. Nosso apoio a Rosimar é um compromisso com a ética e as causas verdadeiramente coletivas.
- A nível de estado, o enfraquecimento do protagonismo político do PT exige mudança. Acreditamos que o companheiro Nile é a melhor opção para o fortalecimento de partido mais democrático e plural, comprometido com suas bases e com os movimentos sociais. Queremos novos rumos ao PT Tocantins, novas práticas, mais democracia interna e mais espírito coletivo. Para além do enfraquecimento no número de pleitos eleitos, queremos um PT transparente, com mais trabalho de base e compromissado com a participação de todas as tendências e militantes nas decisões e construções do PT.
Chamamos, assim, toda a militância petista para essa tarefa de construir uma nova direção para o PT-Tocantins e para juntas e juntos, conduzirmos nossa luta rumo à vitória.
Coordenação Estadual da Democracia Socialista