Na contramão de todas as manifestações, o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) resolveu culpar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela medida unilateral do governo norte-americano de aplicar uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros, apesar do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, vincular diretamente a decisão pelo tarifaço à uma suposta “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por golpe de estado no Supremo Tribunal Federal (STF), instância independente do Poder Executivo. Com a fala, o tocantinense volta a se alinhar ao bolsonarismo após adotar um tom moderado nas eleições de 2024.
O QUE VICENTINHO IGNORA NA MANIFESTAÇÃO
A manifestação do deputado tocantinense, que visa os eleitores bolsonaristas, ignora a campanha internacional da extrema direita contra o Brasil, como faz o Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo, neto do último ditador brasileiro nos Estados Unidos. Vicentinho ainda “não percebeu” a irritação de Trump com o Brics, grupo de países emergentes que tem como objetivo a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
IGNORA A PRÓPRIA CARTA
Mais que isso, a manifestação de Vicentinho ignora a própria carta de Trump ao presidente Lula. Nela o presidente estadunidense aponta como uma das causas do tarifaço o processo contra o ex–presidente Jair Bolsonaro, além da clara mentira, o déficit dos EUA na balança comercial com o Brasil. Nos últimos 15 anos, o saldo tem sido superavitário para o pais de Trump.
Leia a publicação.