O Estado renovou o convênio que garante a gratuidade do serviço de travessia fluvial em Aguiarnópolis. A medida assegura a continuidade do transporte realizado pelos barqueiros até dezembro — prazo estimado para a conclusão da nova ponte Juscelino Kubitschek, que fará a ligação entre o Tocantins e o Maranhão.
ENTENDA
A travessia gratuita foi implantada em janeiro, logo após o desabamento da Ponte JK. No dia 24 de janeiro, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) determinou a contratação emergencial dos barqueiros para garantir o transporte gratuito de passageiros, como resposta imediata à demanda da população. A operação teve início no dia 27 de janeiro, com apoio da Agência Tocantinense de Regulação (ATR), da Prefeitura de Aguiarnópolis, da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e do Corpo de Bombeiros. Desde então, o serviço tem funcionado diariamente, das 5 às 19 horas.
BALSAS TAMBÉM OPERAM
As balsas também seguem operando gratuitamente para o transporte de pessoas e veículos entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), complementando as ações emergenciais de mobilidade.
FISCALIZAÇÃO DA ATR
A ATR permanece responsável pela fiscalização do serviço. A atuação da agência tem sido essencial para assegurar que a população continue contando com um transporte fluvial seguro e eficiente durante o período de reconstrução.
NOVA PONTE ESTÁ 50% CONCLUÍDA
Com cerca de 50% da obra já concluída, a nova ponte Juscelino Kubitschek deverá ser entregue em dezembro de 2025, calcula o governo estadual.