O Ministério da Saúde (MS) confirmou na tarde desta sexta-feira, 9, haver nove casos de sarampo em Campos Lindos. As amostras foram confirmadas por exame (IgM reagente). Outros dois casos estão em investigação. O órgão destaca que o grupo contaminado faz parte de uma comunidade composta por cerca de 400 pessoas, que, por questões culturais, não têm o hábito de se vacinarem.
PODER PÚBLICO ACOMPANHA
Todos estão sendo acompanhados por técnicos do MS e das Secretarias da Saúde do Tocantins (Sesau) e de Campos Lindos, que conduzem ação de bloqueio e varredura no município para impedir o avanço da doença. Os exames são enviados também ao Laboratório de Referência da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação final.
EQUIPE
A Sesau relata que deslocou profissionais de vigilância para as ações de contenção necessárias, como orientações de isolamento e vacinação dos contatos das pessoas confirmadas. Atualmente, a pasta conta com 10 técnicos que juntamente com quatro profissionais do Ministério da Saúde (MS) e as equipes municipais fazem o trabalho de campo. Até o momento, 660 pessoas estão sendo acompanhadas no município, 282 casas foram visitadas e 644 doses da vacina foram aplicadas.
PREVENÇÃO COM VACINA
A prevenção à doença só se dá por vacinação e não existe tratamento específico. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença, que incluem manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza e conjuntivite.