OUTRO DO PSB FICA COM EDUARDO
Outro suplente do PSB decidiu continuar na gestão do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos). Depois de Petion Corado, agora foi o ex-vereador Júnior Brasão, que, após conversa com o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Carlos Júnior, resolveu ficar no governo da Capital, na qual ocupa, desde janeiro, o cargo de subprefeito da Região Sul. Brasão conversou com Carlos Júnior na tarde dessa segunda-feira, 28. “Seguimos firmes ao lado do prefeito Eduardo, trabalhando para atender às necessidades da população e melhorar a vida das pessoas. É um privilégio continuar contribuindo com essa gestão que tem feito a diferença na cidade”, afirmou o também ex-vereador.
POSICIONAMENTO IMPORTANTE
O posicionamento dos dois — Petion e Brasão — é importante num momento em que o presidente regional do partido deles, o PSB, vereador Carlos Amastha, rompeu com o prefeito Eduardo, deve voltar à Câmara, após ser exonerado da Secretaria da Zeladoria Urbana, e se unir à oposição.
E O GOMES?

A declaração do deputado federal Carlos Gaguim (UB) de que quer ele e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no Senado tem um viés interessante, como observou uma atenta leitora. Exclui o amigo dele, o senador Eduardo Gomes (PL), que, a princípio, buscará a reeleição.
SAIA JUSTÍSSIMA
Por falar em Gomes, prefeitos muito próximos a ele estão preocupados com uma possível mudança de rumos aos 49 do segundo tempo. Isso porque esses gestores já se encontram na pré-campanha ao governo da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). Se Gomes virar candidato ao Palácio em cima da hora, esses aliados do senador ficarão numa saia justíssima. E eles mesmos não descartam essa possibilidade.
POLÊMICA À VISTA

Com as sessões da Assembleia previstas para serem retomadas no dia 5, a expectativa é de que o tema mais polêmico para os debates seja o projeto de lei do Executivo que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado (ZEE-TO), que ainda está Comissão de Constituição e Justiça. Um ponto que já se discute nos bastidores é a burocracia que pode criar para exploração de areia.
RISCOS AO DESENVOLVIMENTO
A Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) protocolou em junho uma nota técnica com análise da minuta do Projeto de Lei. O documento apresentado à Aleto aponta riscos ao desenvolvimento estadual caso a proposta seja aprovada sem alterações.
MOMENTO DE UNIDADE

No vídeo que fez para as redes sociais em agradecimento aos petistas pela vitória, o presidente regional eleito do PT, Nile William, pregou que o momento agora é de unidade. “Quero dizer que não há mais momento de divisão e é momento de unidade”, afirmou. Nile ainda defendeu é hora de recuperar “os valores do passado”, preparar o presente e de planejar “um futuro de protagonismo político” para a legenda.
UNIDO E FORTE
O novo dirigente do partido, para reforçar essa disposição de conciliação, convidou o presidente atual, José Roberto, e o ex-adversário da campanha que terminou domingo, 27, Diego Montelo, para “iniciar um diálogo”. “Para que o partido caminhe unido e forte nesses próximos quatro anos”, afirmou. Nile ainda parabenizou Montelo pela votação. O presidente eleito disse também que vai visitar todos os diretórios municipais e comissões provisórias.
CHAPA COMPLETA
Nile, que na campanha havia dito que, com ele, a sigla teria chapa completa em 2026 — de deputado estadual a governador –, defendeu a necessidade de se planejar essas candidaturas e avisou: “O protagonismo político do PT voltou”.
MORRE FUNDADOR DA FACULDADE GURUPI

Fundador da Faculdade de Gurupi — depois adquirida pelo prefeito Jacinto Nunes para dar origem à Unirg –, em 1985, o professor Walter Paulo Santiago morreu em Goiânia, na madrugada desta terça-feira, 29, aos 83 anos. Walter Paulo dedicou a vida à educação, à política e ao esporte. Foi vice-prefeito de Senador Canedo entre 2017 e 2020 e, em 2018, concorreu a deputado federal, obtendo mais de 30 mil votos.