SÓ NUM EVENTO
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), não reagiu à fala do grupo do deputado federal Lázaro Botelho (PP), que julgou excessiva a comemoração dele, em nota, a respeito da volta de Tiago Dimas (Podemos) para a Câmara. É Lázaro que está deixando a Casa para Tiago entrar. Contudo, pessoas próximas ao prefeito ponderaram à coluna que Lázaro, na verdade, não declarou apoio propriamente à candidatura de Eduardo no ano passado. Apenas participou de um evento do Progressistas, organizado pelo deputado federal Vicentinho, no segundo turno, com a presença do deputado Arthur Lira e do senador Ciro Nogueira.
NA CAMPANHA DE GAGUIM
Além disso, lembram das eleições de 2010, quando a ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco, esposa de Lázaro, foi candidata a vice na chapa do então governador Carlos Gaguim contra o governador Siqueira Campos.
ATROPELADO
O grupo de Lázaro não fez mais comentários sobre a participação dele na campanha de Eduardo em 2024, mas ressaltou que em 2010 o casal foi empurrado para a chapa de Gaguim ao ser atropelado na disputa para o Senado. Tinham como certa a vaga de senador e ela foi dada por Eduardo e o pai para Vicentinho Alves.
AMIGO DEPUTADO
Para o jornalista Stoff Costa, de Araguaína, Raul Guimarães (MDB) garantiu que não recuou na sua pré-candidatura para a vaga do irmão deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) no ano que vem. “Pode ficar tranquilo que o amigo vai ter um amigo deputado federal e um senador puro sangue”, avisou ele a Stoff.
RECUO NÃO FOI
Mas, na matéria, não fez qualquer comentário sobre os três vereadores da cidade que estariam com outros projetos para a Câmara Federal que não o dele, conforme se comenta nos bastidores da política araguainenses. Nessas rodas de política da cidade dizem que o irmão de Alexandre recuou ou tomou bola nas costas. Pelo menos parece que não recuou.

TUDO SOB CONTROLE
Quem fez questão de mostrar que está tudo sob controle é o presidente da Câmara, Max Baroli (MDB), que dizem na cidade estar na campanha de federal do também vereador Lucas Campelo (UB). Após a repercussão do comentário, Max, chegou de Palmas no final da noite e já correu para se reunir com os dois irmãos. Fez vídeo e chamou Raul de “meu deputado”. Além de Raul e Alexandre, o vídeo teve a participação do vereador Vilarindo do Eucalipto (PRD).
OUTRO IRMÃO NA MINERATINS

O outro irmão de Alexandre, o vice-prefeito de Araguaína, Israel Guimarães, vai assumir a presidência da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), atualmente ocupada por Lina Ester Ribeiro. Para isso, ele está se licenciando do cargo de vice-prefeito. No governo Wanderlei Barbosa (Republicanos), Israel foi presidente da Agência de Regulação , Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), e deixou o cargo no meio de 2024 mpara compor chapa com o prefeito Wagner Rodrigues (UB)..
XEQUE!
Veja como o xadrez político é interessante. Com Israel de licença, na prática, o presidente da Câmara se torna vice-prefeito. O comando do Legislativo de Araguaína é hoje de Max Baroli (MDB), umbilicalmente ligado ao deputado Alexandre Guimarães. Xeque!
LUTO EM COUTO MAGALHÃES

O vereador Nelson Aulus Lemos de Souza, o Gordim, faleceu num acidente automobilístico nessa quinta-feira, 31. Ele tinha 53 anos. O acidente ocorreu na TO-335, entre Couto Magalhães e Colinas. Segundo a Polícia Militar (PM), a caminhonete do parlamentar bateu na traseira de um caminhão.