COM AMÉLIO
Deputados estaduais começaram a declarar apoio à pré-candidatura a governador do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos). Três já anunciaram: Moisemar Marinho (PSB), Gipão (PL), Vilmar de Oliveira (SD) e Luciano Oliveira (PSD). Em entrevista ao programa “O quarto poder”, da jornalista Silene Borges, de Araguaína, Gipão garantiu que Amélio está preparado para ser governador.
VISITA A CELSO
E o presidente Amélio Cayres fez uma visita na manhã desta segunda-feira, 4, ao prefeito de Paraíso, Celso Morais (MDB), um dos membros do G5, o grupo que declarou apoio há uns 60 dias à pré-candidatura da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), mas que parece que não estar com essa firmeza toda. Amélio foi a Paraíso a convite do deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos).
Veja a postagem:

APROVAÇÃO UNÂNIME

A Câmara de Araguaína aprovou, por unanimidade, na manhã desta segunda-feira, 4, o projeto de resolução que dá licença ao vice-prefeito Israel Guimarães (MDB), que deve assumir a presidência da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), do governo Wanderlei Barbosa (Republicanos).
PRIMEIRO LEI ORGÂNICA PROÍBE…
Contudo, juristas disseram à coluna que a Lei Orgânica de Araguaína é contraditória sobre essa permissão. Isso porque artigo 84, inciso I, alínea b, diz que, desde a expedição do diploma, o prefeito não poderá “aceitar ou exercer o cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que seja demissível ad nutum, na administração pública direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso público, caso em que, após a investidura, ficará automaticamente licenciado sem vencimentos”. No parágrafo primeiro afirma: “Os impedimentos acima se estendem ao vice-prefeito, aos secretários municipais e demais assessores diretos, no que forem aplicáveis”. Uma questão que se levanta aqui, ainda, é que o artigo não especifica se a regra deve ser aplicada só à administração municipal ou se também à estadual e à federal.
…DEPOIS SE CONTRADIZ
Apesar dessa proibição, a Lei Orgânica se contradiz mais à frente e libera a nomeação do vice-prefeito. No parágrafo terceiro do artigo 88 diz: “O vice-prefeito poderá ser nomeado para cargo comissionado ou de confiança no Poder Executivo, devendo optar por uma das respectivas remunerações”.
CROCODILAGEM À VISTA

O coronel reformado Luiz Cláudio Benício fez uma postagem interessante nas redes sociais para falar sobre as comemorações do aniversário do governador Siqueira Campos, na sexta-feira, 1º. Ele foi comandante-geral da Polícia Militar na última gestão (2011-2014). Com o sugestivo título de “Crocodilagem à vista”, coronel Benício revela ter se impressionado com a presença do que chama “de várias catrevagens” que “em tempo não muito distante, após Siqueira deixar as diretrizes do poder estadual ou não estar em atividade política, faziam palavras ofensivas ao grande líder e nas missas em anos anteriores não estavam”. “Ouvi de muitos possuidores de distúrbios mentais que tal ‘era’ era fato passado e não voltaria mais. Mas me surpreendeu ver tais rostos à busca das potentes câmaras de celulares pessoais ou da imprensa para mostrar suas ‘caras limpas’ ao prefeito Eduardo Siqueira Campos, por hoje exercer um mandato de tamanha envergadura com influência política maior que muitas personalidades pífias”, afirmou coronel Benício. “Esse é um mundo ‘cão’ onde muito vale quem muito tem.”
PROSTITUTAS PALACIANAS
O ex-comandante conclui que, “aos verdadeiros siqueiristas, resta orar de coração para que o Velho Siqueira continue nos empolgando com sua energia e vibração por este Tocantins querido”. “Com certeza ele vê cada figura oportunista tentando virar jardineiro dos seus girassóis aqui plantado, no afã de aparecer e não ser mais malfeitores rancorosos que queriam ver Siqueira fora do contexto”. “Ao prefeito [Eduardo], eu deixo meu simples ponto de vista, cuidado com as ‘prostitutas palacianas’ (amigos do poder da cadeira e não de quem nela senta)”, avisou.
PREFEITO EDUARDO VISITA KÁTIA
Por falar no prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), ele, a primeira-dama Polyanna e o secretário de Governo, Soró, visitaram a ex-senadora Kátia Abreu no sábado, 2. Kátia postou nesse domingo, 3, foto dela e de parte da família com os visitantes e afirmou: “Alegria nossa ter nosso prefeito de volta! Cheio de energia e saúde para continuar seu mandato entregue pelo povo de Palmas. Deus é tremendo! Recebê-lo em minha casa com Polyanna ontem [sábado] foi uma alegria grande demais”. A ex-senadora teve papel importantíssimo na articulação pró-Eduardo no período do afastamento do prefeito.
APOIO A VICENTINHO PARA O SENADO

O prefeito de Lizarda, Marcelo Lustosa (Republicanos), declarou apoio na sexta-feira, 1º, à pré-candidatura do deputado federal Vicentinho Júnior (PP) a senador. Lustosa destacou que, desde o início de sua gestão, tem buscado fortalecer a parceria com o mandato de Vicentinho, reconhecendo “a atenção e o compromisso” do parlamentar com o município. Segundo ele, os frutos dessa boa relação já estão sendo colhidos, com ações concretas chegando à cidade. “Lizarda é um município com grandes desafios, e precisamos de aliados comprometidos em todas as esferas. Vejo no Vicentinho um representante sério, que já demonstrou seu trabalho por todo o Tocantins e, por isso, tem o nosso apoio nessa nova caminhada”, afirmou o prefeito.
SALOMÃO A FEDERAL

Na região sudeste, ganha força a defesa de uma pré-candidatura do prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT), a deputado federal no ano que vem. A região está há anos sem representatividade na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Salomão parece se empolgar com a ideia.