SÓ PARA A CÂMARA
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), foi claro em entrevista ao site Gazeta do Cerrado: seu compromisso é com a reeleição do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) para a Câmara. O parlamentar é agora pré-candidato a senador. “Como pré-candidato ao Senado a figura já muda. Tenho compromisso direto com [Eduardo] Gomes e a segunda vaga tem a questão partidária, há também o senador Irajá, que tem me ajudado muito na manutenção do custeio da saúde. Há uma tendência grande de apoiar Irajá na segunda vaga”, avisou Wagner, sem descartar alguma possibilidade de Carlos Gaguim (UB) ser sua segunda opção para senador.
FIRME COM DORINHA
Para governadora, o prefeito reafirmou seu apoio à senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). “Continuo firme e convicto de ter nosso senador Eduardo Gomes continuando no Senado e a professora Dorinha no governo. Indiscutivelmente, estamos firmes”, disse.
REUNIÃO COM OS QUE ESCOLHEU PARA A BASE

No zum-zum-zum da Assembleia, o que se diz é que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) está avisando aos que são da base que deve fazer uma reunião com eles nos próximos dias. São 16 dos 24 que estão mantidos no grupo palaciano. Os outros foram escolhidos para ficar de fora.
DO ALÍVIO AO DESESPERO
Um dos deputados que continuam na base comemorou aliviado para a coluna. Uma deputada está desesperada porque até agora não foi comunicada. Ninguém quer ser “condenado” à oposição.
SIGNATÁRIOS DO IMPEACHMENT

Dos três senadores do Tocantins, dois são tidos como signatários do pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes: Dorinha Seabra Rezende (UB) e Eduardo Gomes (PL). Contudo, o que os parlamentares bolsonaristas estão colhendo neste momento é assinatura para que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (UB-AP), analise o pedido de impeachment do ministro.
LEITURA ESTRATÉGICA

Irajá (PSD) parece que estar fazendo uma leitura muito estratégica do cenário que se desenha para 2026, quando a polarização nacional deve contaminar, sobretudo, a eleição para o Congresso. Ainda mais considerando que o bolsonarismo vai com força para as campanhas, já que quer justamente eleger senadores para impichar ministros do STF.
O ÚNICO DO CAMPO LULISTA
No Tocantins, Irajá é o único pré-candidato competitivo alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os demais buscarão voto na direita bolsonarista: Gomes e os deputados federais Alexandre Guimarães (MDB), Carlos Gaguim (UB) e Vicentinho Júnior (Progressistas).
LULA VENCEU TODAS
É importante observar, num cenário de polarização, que Lula venceu no Tocantins todas as eleições disputou, bem como seus candidatos — Dilma Roussef (duas vezes) e Fernando Haddad. A direita bolsonarista ganhou na maioria das cidades maiores.
O PESO DE LULA NO BICO
Para se ter ideia do peso de Lula no Estado, no Bico do Papagaio, em 2022, ele venceu nas 25 cidades. Os piores resultados de Lula na região foram em Angico (56,6%), Araguatins (57,14%) e Augustinópolis (58,82%). Em Maurilândia, o presidente obteve 72,64% dos votos; em São Sebastião, 71,25%; e Esperantina — cidade do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos –, 70,57%. Das 25 cidades do Bico, em 19 o petista conseguiu mais de 60% dos votos. Vendo uns pré-candidatos a senador atacar Lula esses dias, uma importante fonte recomendou à coluna: “Manda eles virem aqui no Bico falar isso”.
TOCANTINENSE CAMPEÃ DA COPA AMÉRICA

O Tocantins tem uma campeã da Copa América 2025 pela seleção brasileira feminina de futebol. É zagueira Mariza Nascimento, nascida em São Miguel, no Bico do Papagaio. Aos 23 anos, ela está no elenco que conquistou a taça no sábado, 2. O Brasil venceu a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4 (no tempo normal, a partida ficou empatada por 4 a 4), em Quito (Equador). Mariza é jogadora do Corinthians e já soma mais de 10 troféus ao longo da carreira.