Mais um caso de sarampo foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau), novamente em Campos Lindos, que chega a 17. Outros 11 seguem em investigação neste município (3) e em Palmas (5), Porto Nacional (1), Nova Olinda (1), Araguaína (1). Ao todo, 14 suspeitas foram descartadas. Todos os pacientes têm históricos de contatos com pessoas que estiveram em viagem por país onde o vírus circula; não vacinados; manifestaram sintomas clássicos e em estão em cuidados domiciliares.
ENTENDA
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente transmissível, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Ao ser contaminado, o paciente tem de sete a 14 dias de período de incubação e a transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o aparecimento dos sintomas que compreendem corpo e febre alta, manchas avermelhadas, tosse, coriza e conjuntivite. Podem ocorrer complicações como pneumonia, encefalite e óbito. A prevenção à doença só se dá por vacinação e não existe tratamento específico. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.
VACINAÇÃO
A Sesau ainda informa já ter emitido uma nota técnica com orientações aos municípios sobre a intensificação imediata da imunização contra o sarampo. Todas as 323 salas de vacinação do Estado estão devidamente abastecidas com imunizantes. Neste contexto, a Sesau prepara uma mobilização em todo o Tocantins no sábado, 9, batizado de “Dia D de Vacinação”.