O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), reforçou nesta quarta-feira, 6, que a nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), será entregue em dezembro. A garantia foi dada ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que cumpriu agenda em Brasília. O Anel Viário de Axixá também esteve na pauta.
GOVERNO FEDERAL EMPENHADO EM CUMPRIR CRONOGRAMA
Renan Filho assumiu o compromisso com as duas obras. “Estamos empenhados em cumprir o cronograma. Vamos entregar a ponte de Estreito até Aguiarnópolis e garantir os recursos para o Anel Viário de Axixá”, afirmou.
PARALISAÇÃO DE UM DIA
A afirmação do ministro acontece em meio à insatisfação dos trabalhadores da ponte, que ensaiaram uma greve na terça-feira, 5, devido a atrasos e distorções no pagamento de horas extras. Apesar do episódio, a paralisação durou apenas um dia e a obra foi retomada já na quarta-feira, 6, conforme mostrou o vereador Elias Júnior (Republicanos), de Aguiarnópolis, que acompanha a situação de perto. “Mesmo em fase de negociação, os trabalhadores estão comprometidos para que a obra não pare”, relatou.
Confira:
ENTENDA
A Ponte Juscelino Kubitschek entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) desabou no dia 22 de dezembro de 2024. Dezoito pessoas caíram no rio Tocantins e apenas uma sobreviveu. Diante da tragédia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contratou um consórcio formado pela A. Gaspar e Arteleste em janeiro para construção de uma nova travessia, por por R$ 171.969.000,00.
LULA DETERMINOU ATENÇÃO REDOBRADA
“O presidente Lula [da Silva, PT] me comunicou a boa recepção que teve em sua última visita ao Tocantins, em julho, e determinou que tenhamos atenção redobrada com a construção da ponte, pois ela impacta dois importantes estados brasileiros. Teremos também atenção especial ao contorno do anel viário de Axixá, e ainda este ano tudo estará resolvido”, reforçou.