DE VOLTA
Marcos Martins Camilo, o Marquinhos, voltou à chefia de gabinete do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A nomeação dele ocorreu no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, 8. Ele foi exonerado em agosto do ano passado, logo após a operação Fames-19, mas não está entre os investigados. Marquinhos é homem da mais extrema confiança do governador e chefia o Gabinete desde quando Wanderlei era vereador de Palmas.
ENTRE 17 E 19 DEPUTADOS
Nos bastidores da Assembleia, a expectativa é de que a nova configuração da base do Palácio tenha entre 17 e 19 deputados. Esta formatação terá em vista as eleições estaduais do ano que vem. Ou seja, se confirmado um desses números, significa dizer que ficarão de fora do grupo governista entre 5 e 7 parlamentares.
DERTINS REABILITADO

Um que estava fora e já se recompôs com Wanderlei é Eduardo do Dertins (Cidadania). O mediador foi o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos).
SEM DEMORA
Fontes importantes do Legislativo dizem que Wanderlei quer começar desde já essa nova formatação, até para evitar as críticas das eleições de Palmas do ano passado, quando demorou absurdamente para se posicionar — revelou que apoiaria Janad Valcari (PL) somente no dia da convenção dela.
PRATICAMENTE FORA

De acordo com essas fontes, dois parlamentares teriam mais dificuldades de participar dessa recomposição da base de Wanderlei na Aleto: a própria Janad, hoje afastada de Amélio, o pré-candidato a governador palaciano, e caminhando firme para a apoiar Dorinha para governadora; e Gutierres Torquato (PDT), pela proximidade com o vice-governador Laurez Moreira (PDT).
NA BASE, SE FOR AMÉLIO
Ou seja, ao que tudo indica, o critério principal para definir se o deputado será ou não base do governo é o apoio a Amélio ao governo do Estado. Quem rumar em direção a Dorinha ou Laurez tende a não ser contemplado com o privilégio de compor o grupo palaciano na Aleto.

IRATÃ DE OLHO NA CÂMARA FEDERAL
O ex-vereador de Palmas Iratã Abreu, filho da ex-senadora Kátia Abreu, se prepara para voltar à política. Nos bastidores, o nome dele é tido como certo para disputar vaga de deputado federal em 2026. Iratã se elegeu em 2012, mas depois não voltou a concorrer a nenhum outro cargo.
DESTAQUE NA EDUCAÇÃO

A prefeita de Sítio Novo, Dora Farias (UB), foi selecionada pelo governo federal para receber o Prêmio MEC da Educação Brasileira, instituído em junho, “por sua contribuição expressiva para a melhoria da educação pública de qualidade”, conforme diz o documento enviado à gestora. O município se destacou na categoria de Tempo Integral – Anos Iniciais, por ter apresentado maior percentual de matrículas de pretos e pardos em tempo integral nos anos iniciais do ensino fundamental. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá na tarde desta segunda-feira, 11, em Brasília, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na foto, Dora na posse, em janeiro, com seu irmão, o deputado estadual Jair Farias (UB), seu maior aliado nas eleições do ano passado, quando venceu com incríveis 73,89% dos votos.
MEDIDA À ALTURA DO AGOSTO LILÁS

O presidente da Subseção de Gurupi da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vitor Schmitz, tomou uma medida muito interessante para marcar o Agosto Lilás, de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Segundo o portal Atitude, Schmitz se licenciou do comando da entidade para dar lugar neste mês à vice-presidente, Karin Bortoluzzi. Parabéns a ele e muito sucesso à presidente interina.