A Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira, 13, o edital de remoção interna para professores efetivos da rede estadual de ensino, com 490 vagas. O processo permite que os servidores solicitem mudança de lotação para outra unidade escolar, dentro da estrutura da pasta, de acordo com a disponibilidade de vagas e com a compatibilidade da área de atuação.
INSCRIÇÕES SOMENTE PELA INTERNET
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, das 8 horas desta quinta-feira, 14, até às 23h59m do dia 22 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Seduc. A seleção seguirá critérios de classificação como maior tempo de exercício no cargo, idade e menor número de faltas injustificadas.
SEDUC GARANTE EDITAL DE REDISTRIBUIÇÃO EM SEGUIDA
Conforme a Seduc, a iniciativa é fundamental para que os concursados possam ter a oportunidade de atuar na cidade de sua preferência, respeitando as vagas ofertadas. Após a conclusão do processo de remoção, a pasta garante que será lançado o edital de redistribuição de vagas, que completará as vagas remanescentes do concurso da educação de 2023.

AUDIÊNCIA NA QUARTA
O titular da Seduc, Fábio Vaz, foi recebido na quarta-feira, 13, pelo juiz da 1ª e 2ª Vara da Fazenda Pública do Estado do Tocantins, Roniclay Alves de Moraes, para tratar da homologação do edital de redistribuição das vagas remanescentes do concurso, nos casos em que não houve aprovados para determinadas cidades ou áreas. O secretário apresentou o cronograma de redistribuição de vagas, que ocorrerá somente após a conclusão do processo de remoção interna, que atende prioritariamente professores efetivos da rede. Participaram da audiência o promotor Vinicius de Oliveira e Silva e o procurador do Estado, Felipe Mansur Almeida. O Estado tem sido pressionado por esta agenda e chegou a ser alvo de protestos na segunda-feira, 11, e é constantemente cobrado pelo deputado Júnior Geo (PSDB).
OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Fábio Vaz falou sobre as medidas da Seduc por meio da assessoria. “O processo de remoção interna é uma etapa importante para valorizarmos nossos professores, pois oferece a oportunidade de atuarem mais próximos de suas famílias e em localidades que melhor atendam às suas necessidades, sempre dentro das possibilidades da rede. Com isso, conseguimos também otimizar a distribuição dos profissionais, garantindo que as escolas tenham professores de acordo com sua demanda. Após essa fase, avançaremos para a redistribuição de vagas, fortalecendo ainda mais a qualidade do ensino ofertado aos nossos estudantes”, destacou o secretário.
Confira o cronograma
O resultado preliminar está previsto para 1º de setembro e o início do exercício nas novas unidades ocorrerá no ano letivo de 2026.
- Publicação do Edital – 13 de agosto de 2025
- Período de inscrições – 14 de agosto a 22 de agosto de 2025
- Divulgação do resultado preliminar das remoções – 1º de setembro de 2025
- Prazo para recurso contra o resultado preliminar – 2 de setembro de 2025
- Data-limite para desistência da remoção – 2 de setembro de 2025
- Resposta dos recursos contra o resultado preliminar – 5 de setembro de 2025
- Divulgação do resultado definitivo das remoções – 10 de setembro de 2025
- Publicação das Portarias de Remoção – 29 de setembro de 2025
- Início do exercício na nova unidade (efetivação da remoção) – janeiro de 2026