O projeto Biblioteca Cidadã recebeu na tarde de quarta-feira, 31, novos exemplares de livros de diversos gêneros, doados pelos funcionários da empresa Fabiano Parafusos. Os livros foram colocados nas duas geladeiras que ficam localizadas na estação Apinajé, região norte de Palmas.
O funcionário da Fabiano Parafusos Adalto Vicente, que fez doação de alguns livros, conta que aderiu ao projeto após tomar conhecimento por um colega de trabalho que utilizava o transporte público. ”Eu não sabia do projeto, foi um amigo nosso aqui da loja que falou e eu gostei demais”, comentou.
Além de livros, Adalto encontrou outra maneira de contribuir para a melhoria das geladeiras. “Eu vi que lá faltam prateleiras para colocar os livros organizados, então, vou lá medir e saber o tamanho certo para eu mesmo colocar tábuas que sirvam como prateleiras”, afirmou. O funcionário também disse ter mobilizado os amigos e conseguido mais livros para as bibliotecas.
O que estimulou Adalto abraçar a causa foi poder contribuir para o conhecimento de outras pessoas. “Tudo que envolve educação e que estiver ao meu alcance eu vou ajudar. Acho que muito dos problemas que o Brasil tem hoje, é por falta de educação. Então, se cada pessoa fizer um pouquinho, já ajuda”, completou.
O projeto Biblioteca Cidadã
As bibliotecas, que, na verdade, são geladeiras, fazem parte de um projeto da Organização Não-Governamental Amigos do Bem e estão espalhadas em diferentes pontos da cidade. A ideia é estimular o interesse pela leitura e o projeto se mantém com a ajuda de parceiros, tanto para a doação de livros, como para a restauração das geladeiras. Ao todo, 29 bibliotecas cidadãs já estão em funcionamento nos mais diversos pontos da cidade e em comunidades quilombolas do estado. O projeto aceita doação de qualquer interessado, basta apenas se dirigir até uma das geladeiras e deixar os exemplares. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Fabiano Parafusos)