A edição do Diário Oficial do Estado da noite dessa terça-feira, 9, ao invés da nomeação de Raul de Jesus Lustosa Filho, o ex-prefeito de Palmas, para o cargo de secretário da Governadoria, trouxe um nome parecido: Raul de Jesus Filho e Neto. Trata-se do filho do ex-gestor da Capital.
INELEGÍVEL PELA LEI DA FICHA LIMPA
Conforme a coluna apurou, foi uma solução para o impasse jurídico de Raul, o pai, que estaria inelegível até 23 de março de 2026. Isso porque ele foi condenado por crime ambiental e a extinção dessa punibilidade ocorreu em 23 de março de 2018. Porém, a Lei da Ficha Limpa prevê que alguém condenado por crime contra o meio ambiente fica inelegível por oito anos somente após a extinção da punibilidade. Por isso, Raul, pai, só vai recuperar a elegibilidade em março do ano que vem. Inelegível, lei estadual impede que a pessoa seja nomeada na estrutura do governo do Tocantins.
OUTRO LADO
A coluna tentou ouvir a Secretaria Estadual da Comunicação, Raul pai e outros membros do governo, mas ninguém respondeu.