O Serviço Social da Indústria (SESI) promoveu na segunda-feira, 15/09, um momento de acolhimento para recepcionar os alunos das turmas da EJA Profissionalizante (Educação de Jovens e Adultos) (2025-03). A iniciativa é fruto de uma parceria com o 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro.
Na aula inaugural, realizada na sala do CET, foram apresentadas as metodologias que serão utilizadas. A turma da EJA, que tem como objetivo concluir o ensino médio em até 13 meses, é composta por estudantes que são soldados do Exército, alistados em Palmas.
O projeto nasce de uma parceria sólida e com um único objetivo: transformar vidas por meio da educação e da qualificação. “Reforçamos nossa parceria com o 22º Batalhão do Exército Brasileiro, uma cooperação que viabiliza a oferta da Nova EJA Profissionalizante para um público que tanto merece essa oportunidade. O SESI acredita, verdadeiramente, que a educação é a maior ferramenta de transformação social. A EJA é a materialização desse compromisso”, pontuou Cláudia Denis, gerente da Unidade de Educação do SESI Tocantins.
Durante o evento, além dos estudantes-soldados, esteve presente o tenente-coronel Roberto Nunes Ribeiro Filho, que representou o 22º Batalhão. Ele fez um pronunciamento motivacional e destacou a importância da parceria com o SESI.
“Essa parceria é muito importante porque nós entendemos que o Exército Brasileiro, sobretudo quando recebe seus jovens para o serviço militar obrigatório, tem a missão não só de preparar o jovem para a carreira das armas, mas também de preparar o cidadão, aquele que, ao retornar para a sociedade civil, estará apto a contribuir da melhor maneira possível”, pontuou o tenente-coronel Ribeiro Filho.
EJA Profissionalizante
A proposta da EJA Profissionalizante do SESI é oferecer uma formação completa, que alia a conclusão do ensino médio à qualificação profissional, por meio de cursos oferecidos em parceria com o SENAI.
O curso é totalmente gratuito e pode ser concluído em pouco mais de um ano. Ele é realizado em formato híbrido: 80% da carga horária é a distância, em uma plataforma inovadora, de fácil navegação e interativa, e os encontros presenciais ocorrem apenas uma vez por semana.
Reconhecimento de Saberes
Um dos grandes diferenciais da EJA Profissionalizante do SESI é o Reconhecimento de Saberes (RDS), uma metodologia inovadora que considera os conhecimentos adquiridos ao longo da vida pessoal e profissional dos estudantes. Essa abordagem permite uma redução significativa no tempo de conclusão do curso, ao mesmo tempo que valoriza as experiências de cada aluno.