O governador em exercício Laurez Moreira (PSD) recebeu nesta terça-feira, 16, representantes do Banco Mundial para discutir o andamento do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Tocantins (Progestão), que temo objetivo de ampliar a eficiência e a transparência na administração estadual.
PROGESTÃO/TO
Em execução há um ano, o programa prevê a modernização dos sistemas de gestão pública em áreas como recursos humanos, previdência, compras, orçamento, patrimônio, saúde, educação e assistência social. A iniciativa conta com um financiamento de US$ 55 milhões, assinado em maio de 2024 com a instituição financeira.
COORDENADO PELA SEPLAN
Coordenado pela Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), com apoio técnico da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e integração de diversas secretarias e órgãos estaduais, o projeto busca aprimorar o controle, facilitar o acesso às informações e gerar relatórios detalhados para o monitoramento dos gastos públicos.
APLICAÇÃO RECURSOS
O governador avaliou o encontro de forma positiva. “Tivemos uma ótima reunião com o Banco Mundial. Nosso compromisso é tornar o Tocantins um Estado moderno, aplicando bem os recursos e trazendo mais eficiência à gestão. Quero que o Tocantins seja exemplo para o Brasil”, afirmou Laurez Moreira.
PROGRAMA NO TOCANTINS
A gerente do Progestão do Banco Mundial, Sadia Afolabi, destacou o andamento do programa no Tocantins. “Finalizamos um ano de implementação do projeto e estamos entrando agora no segundo ano. Isso significa que estamos olhando em cada secretaria, cada área, trazendo os termos de referência para iniciar as atividades em cada setor, atendendo às demandas da atual gestão”, salientou.