O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), o secretário-executivo da Administração, Manoel Moraes dos Reis; e o secretário da Fazenda, Jairo Mariano (PDT), anunciaram nesta sexta-feira, 19, o pagamento de progressões para mais de 6,4 mil servidores. As evoluções incluem avanços horizontais e verticais, e correspondem a direitos já adquiridos e garantidos até 2024. O impacto financeiro será incorporado à folha de pagamento referente a setembro.
RECONHECIMENTO PELO TRABALHO
Laurez Moreira reafirmou o compromisso com a política de valorização do funcionalismo, mas dentro do equilíbrio financeiro do Estado. “É uma grande notícia para todos os servidores que têm direito às progressões horizontais e verticais garantidas até 2024. Estamos assegurando esse direito, que é um reconhecimento pelo trabalho de cada um e os valores já serão pagos neste mês”, destacou. “Isso representa um valor aproximado de R$ 4,5 milhões e que será honrado”, acrescentou o secretário-executivo da Administração, Manoel Moraes dos Reis.
FUNDAMENTAL PARA ESTIMULAR O SERVIDOR
Jairo Mariano enfatizou que a medida atende a uma demanda dos servidores e reforça o compromisso da gestão com a valorização da classe. “Acreditamos que a valorização do servidor é fundamental para estimular o trabalho e garantir uma boa prestação de serviços. Com essa determinação, conseguimos atualizar as progressões e colocá-las em dia”, ressaltou o secretário da Fazenda.
ENTENDA
As progressões são efetuadas por meio da Secretaria da Administração (Secad). A Superintendência de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Sugep) da pasta é responsável pela lista dos servidores que atendem aos critérios para progredir de forma horizontal ou vertical. A progressão horizontal reconhece o aperfeiçoamento profissional por meio de cursos e capacitações na área de atuação, com aumento do salário sem alteração de nível hierárquico, enquanto a vertical corresponde à avanço para um nível superior, baseado em desempenho e qualificação. Para ter direito a qualquer uma das progressões, o servidor deve cumprir diversos requisitos, como tempo de serviço, cursos na área de atuação e avaliação de desempenho.