O delegado Israel Andrade, responsável pelas investigações sobre o assassinato de Patrícia Aline Santos, informou nesta segunda-feira, 20, que o laudo de exame de necroscópico confirmou que ela foi atingida por dois disparos de arma de fogo. Sendo dois na cabeça e um no abdômen. “O exame de corpo de delito apontou também que não há sinais de estupro e nem outra qualquer lesão”, disse.
Leia mais
– Palmas estarrecida com mais um feminicídio; principal suspeito, o namorado fugiu do Tocantins
– Polícia identifica 2º suspeito da morte de Patrícia após ex-namorado postar foto no WhatsApp
– Suspeitos de assassinar Patrícia são presos em Campos Lindos, próximo a Goiatins
– Contradição nos depoimentos reforça participação dos 2 suspeitos no crime, diz delegado
Entenda o caso
O corpo de Patrícia foi localizado por volta das 11 horas, do dia 9, na Quadra 107 Norte, próximo a um shopping de Palmas. Conforme o delegado, depois que o corpo da vítima foi encontrado, as investigações se concentraram no atual namorado dela, Iury.
“Fomos até a casa dele e ele já havia fugido, inclusive, para outro Estado. O pai dele nos mostrou uma mensagem que recebeu no WhatsApp, pela qual Iury se despedia e dizia que não iria mais trabalhar na loja junto ao pai, que precisava sair da cidade, mas que depois voltava. Quando o pai recebeu essa mensagem já não tinha contato com ele desde a noite anterior [quarta-feira, 8]”, contou.
Na casa do suspeito, ainda segundo o delegado, foram localizadas no quarto dele duas armas longas e munições calibre 32 para revólver. “Encontramos um coldre para revólver que possivelmente é do que ele matou a vítima”, disse.
No dia 13, A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Palmas, identificou um segundo suspeito de participar do assassinato de Patrícia Aline. Ele é Silas Barreira Borges dos Santos, 23 anos, e é amigo do ex-namorado da vítima, Iury Italu Mendanha, 24 anos, principal suspeito do crime.
De acordo com o delegado, assim como Iury, Silas estava desaparecido desde o dia do crime. “O que reforçou a suspeita sobre a participação dele foi o fato de que Iury, no dia que o corpo de Patrícia foi encontrado (quinta-feira, 9), postou uma foto no WhatsApp [com Silas] com o seguinte status ‘Tamo junto meu irmãozinho’”.
No dia 14, Iury Italu Mendanha, 24 anos, e Silas Barreira, 23 anos, foram presos em Campos Lindos, próximo a Goiatins pela Policia Civil e Militar e conduzidos para Araguaína. No dia seguinte recambiados ara Palmas.
Os suspeitos foram detidos após uma denúncia de que ambos estariam tentando comprar passagem para Goiânia (GO) com nomes falsos.
No dia 17, delegado disse que houve muita contradição nos depoimentos de Iury e Silas. Para o delegado, a discordância só reforça que os dois não estão dispostos a colaborar com a polícia nos detalhes do crime. “E que pode, inclusive, estarem escondendo algo pior. Eu creio na participação efetiva dos dois no crime. Isso só fortalece que os dois participaram sim, efetivamente. O Iury já até confessou, mas o Silas participou desse crime de homicídio”, disse o titular do caso.
“Eles já estão detidos na Casa de Prisão Provisória de Palmas e vão continuar lá até a decisão judicial onde serão processados e devidamente julgados”, disse.