O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (sem partido), e nove vereadores do município confirmaram na tarde de segunda-feira, 27, apoio à candidatura ao Senado do deputado federal César Halum (PRB). O ingresso na campanha do candidato da coligação “Governo de Atitude” ocorreu após assinatura de repasse R$ 45,7 milhões oriundo de emenda impositiva da bancada tocantinense no Congresso Nacional.
Ronaldo Dimas e César Halum já foram aliados e adversários. Até 2016, os dois estiveram muito próximo. Mas nas últimas eleições municipais, o Partido Republicano Brasileiro (PRB), presidido pelo candidato, defendeu o nome da deputado estadual Valderez Castelo Branco (PP) à prefeitura, que foi derrotada no pleito. Halum indicou o irmão, Naim Halum, como vice. As diferenças começaram a ser superadas no final de 2017. “Com certeza, César Halum será o nosso senador em Araguaína e continuará fazendo muito mais pela nossa cidade”, assegurou o prefeito.
Líder do prefeito na Câmara, Gipão Sousa (PR), falou que apoia a candidatura de Halum ao Senado devido à relação do deputado com Araguaína, desde sua atuação como vereador, deputado estadual e federal. “Só temos a agradecer sua preocupação e zelo com Araguaína. Hoje mesmo, o prefeito Dimas assinou um convênio de R$ 45,7 milhões, recurso de emenda da bancada federal, para pavimentação asfáltica de bairros da nossa cidade, mas esse recurso foi articulado pelo deputado Halum”, afirmou.
Gipão destacou que Araguaína está sem representante no Senado, desde a morte de João Ribeiro. “Araguaína não pode ficar sem representante no Senado Federal, nós sempre tivemos um representante do Norte, um senador de Araguaína e após a morte do senador João Ribeiro ficamos sem representante”, afirmou o parlamentar municipal.
O vereador Israel Gomes (PDT) garantiu trabalhar junto com sua equipe e familiares pela eleição de Halum. “Vossa excelência está preparada para representar Araguaína e o Tocantins no Senado Federal. E nossa cidade vai lhe dar uma votação expressiva, pode ter certeza. Nada mais do que justo, porque Vossa Excelência sempre ajudou e ajuda Araguaína”, comentou.
Ao agradecer os apoios, Halum disse que respeita seus adversários e que, independente de sigla partidária, tem como objetivo “defender os interesses da população de Araguaína e do Tocantins”.
Halum disse que sua candidatura não nasceu de um desejo pessoal, mas que é fruto de um movimento iniciado a partir de Araguaína. “Aceitei o desafio. Político que tem medo de correr risco não pode ficar na carreira política. Tenho serviços prestados, temos boas alianças e o apoio do partido. Não daria conta de enfrentar essa luta sozinho, mas estamos com o governador Carlesse, que retomou a credibilidade do Estado e devemos continuar”, completou.
Dos 17 vereadores de Araguaína, nove decidiram pela candidatura de Halum: Manoel Messias (PP), Gipão Sousa (PR), Alcivan Rodrigues (PP), Geraldo Silva (MDB), Enfoque Neto (PRB), Gideon Soares (PRTB), Israel Gomes (PDT), Edmar Leandro (PRP) e Carlos Silva (PSDC). O deputado federal e presidente do Progressistas, Lázaro Botelho, marcou presença no encontro. (Com informações da Ascom)