Após expor a insatisfação de parte dos candidatos proporcionais do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o vereador gurupiense e postulante a uma vaga na Assembleia Legislativa Jenilson Alves (PRTB) confirmou nesta quinta-feira, 30, racha na sigla. Capitaneada pelo parlamentar, parte da sigla decidiu migrar para a campanha a governador de Carlos Amastha (PSB), da coligação “A Verdadeira Mudança”. Em nota, o cabeça de chapa da “Frente Alternativa”, Márlon Reis (Rede) disse que não se submeteu a leilão.
A insatisfação com Márlon Reis surgiu da falta de compromisso. A majoritária teria assumido a responsabilidade de ajudar os postulantes do PRTB com assessoria jurídica, contábil, e com material gráfico, o que não teria acontecido. Ao CT, Jenilson Alves chegou a falar que tinha aval do presidente do partido, Júlio Fidelix, para iniciar diálogos com outros candidatos a governador para garantir estrutura, o que foi desmentido pelo dirigente por meio de nota. Apesar disto, o racha acabou se confirmando.
Material da coligação “A Verdadeira Mudança” enviado à imprensa noticiou uma reunião realizada no final da manhã desta quinta-feira, 30, que confirmou a adesão de alguns membros do PRTB. A informação foi confirmada por Jenilson Alves ao CT, inclusive os nomes dos dissidentes. “Por enquanto parte do grupo veio para cá. Estamos aguardando os demais. Já estamos sendo beneficiados pelo [candidato] a governador Carlos Amastha. Ele garantiu o apoio que Márlon Reis faltou”, comentou. O vereador diz disse que começa já na segunda-feira, 3, a pedir votos ao pessebista.
Por meio da coligação “A Verdadeira Mudança”, Carlos Amastha disse ter ficado “satisfeito” com o crescimento da candidatura. “Esta é uma aliança que se dá por ideias, porque defendemos os mesmos projetos e queremos soluções de verdade e com competência para o Tocantins”, salientou o pessebista, apesar da insatisfação dos peerretebistas terem surgido da falta de compromisso de Márlon Reis em relação à infraestrutura aos proporcionai..
Ainda no material da coligação de Amastha, o presidente do diretório metropolitano do PRTB, Agnaldo Ribeiro da Costa, disse que há expectativa que “todo” ou “quase todo” o partido opte pelo apoio ao ex-prefeito de Palmas.“Acredito no empenho dele e já temos afinidades com as suas ideias. A partir de agora, faremos uma grande campanha juntos”, destacou.
“Leilão eleitoral”
Em nota, Márlon Reis justificou que a debandada de alguns membros do PRTB deve-se pelo “simples motivo” de não ter se submetido ao que chamou de “leilão eleitoral”. “Digo e reforço que não me sujeito a esse tipo de prática desprezível. Vim para a política para fazer diferente e mudar esse jeito ardiloso que candidatos, que se dizem ‘novos’, tratam o processo eleitoral. Isso é compra de apoio político”, disparou o candidato a governador do Rede Sustentabilidade.
O texto ainda destacou que a construção da “Frente Alternativa” nasceu com pessoas e partidos “comprometidos com um projeto”. “Que é fazer uma profunda transformação moral, política e administrativa no Tocantins, regido pela honestidade e os interesses públicos”, acrescentou.
Por fim, Márlon Reis aproveitou para dizer que a candidatura “continua forte”. “Porque defende árdua e incondicionalmente valores republicanos, que conduzirão à retomada da esperança do povo, colocando o nosso Tocantins no lugar de merecido destaque para o Brasil”, finalizou.
Reunião
O CT também acionou o presidente do PRTB do Tocantins, que ainda não quis comentar o caso. Em nota, Júlio Fidelix informou que reunirá a direção partidária nesta sexta-feira, 31, para definir que medida tomar diante da debandada dos candidatos peerretebistas da base de Márlon Reis. Só depois do encontro é que a sigla se manifestará.
Entretanto, Júlio Fidelix já afirmou que o partido “está firme” na base de apoio da candidatura de Márlon Reis, apesar de ter admitido antes “problemas internos”, mas “administráveis”.
Racha
De todos os 25 postulantes à Assembleia Legislativa do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), 14 teriam ingressado na campanha de Carlos Amastha. Cinco dos 11 candidatos a deputado federal também resolveram apoiar a candidatura da coligação “A Verdadeira Mudança”. Confira abaixo os nomes:
Candidatos a deputado estadual
Sargento Jenilson Alves
Cleybber Câmara
Elthon Jhon
Wellington Vaz (Maninho)
Subtenente Ramão Soley
Marisa Amorim
Elena Santos
Manoel Santana
Professor Nildo Alvarenga
Sargento Genivaldo Quirino
Alberto Saback
Professor José Orlando
Alexandre Filho
Thiago Paulino
Candidatos a deputado federal
Elaine Costa
Apóstolo Elias Sousa
Itamar Zorchi
Maria de Fátima
José Eugênio
Confira a manifestação do presidente PRTB:
“O presidente estadual do PRTB/TO estará se reunindo com a diretoria do partido, amanhã, às 19:00, em seu diretório, na 1206 Sul, para avaliar a tomada de decisão de parte de seu quadro de candidatos às eleições 2018, em favor de candidato de outra coligação que não a referendada em convenção e registrada conforme determina a Lei Eleitoral.
Após análise dos fatos, e formada a convicção, a direção partidária do PRTB/TO, através de sua presidência fará pronunciamento sobre o fato e publicará em rede o parecer dos membros do órgão colegiado.
Júlio Fidelix/Presidente”
Leia também a íntegra da nota de Márlon Reis sobre a debandada:
“NOTA SOBRE POSIÇÃO DE CANDIDATOS DO PRTB
O fato de alguns candidatos do PRTB terem anunciado adesão à campanha adversária ocorre pelo simples motivo de eu não me submeter ao leilão eleitoral que estavam tentando me submeter. Digo e reforço que não me sujeito a esse tipo de prática desprezível.
Vim para a política para fazer diferente e mudar esse jeito ardiloso que candidatos, que se dizem “novos”, tratam o processo eleitoral. Isso é compra de apoio político. Abusam do poder econômico durante a eleição e depois desviam o dinheiro dos cofres públicos para cobrir os acertos feitos durante o pleito. Retiram o dinheiro do povo para compensar o gasto excessivo que tem durante a campanha na compra do apoio de candidatos que comercializam sua simpatia, sem nunca pensarem no interesse público ou no melhor para a população.
Construímos a coligação Frente Alternativa com pessoas e partidos interessados e comprometidos com um projeto, que é fazer uma profunda transformação moral, política e administrativa no Tocantins, regido pela honestidade e os interesses públicos.
Nossa candidatura ao Governo continua forte, porque defende árdua e incondicionalmente valores republicanos, que conduzirão à retomada da esperança do povo, colocando o nosso Tocantins no lugar de merecido destaque para o Brasil.
Márlon Reis
Candidato ao Governo do Tocantins”