Operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MPE), com o apoio da Polícia Civil (PC), deflagrada nesta quinta-feira, 13, resultou na prisão do vereador Gilmar Oliveira Costa, o Gilmar da Auto Escola (PSC) e de mais sete pessoas em Araguaína. O objetivo da investigação é desarticular esquema de vendas de carteiras nacionais de habilitação (CNHs).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os oito mandados de prisão temporária de cinco dias já foram cumpridos, além de outros dez de busca e apreensão. A infiltração de agentes foi o mecanismo utilizado para constatar o modo de operação do esquema criminoso em Araguaína, que contatava com a participação de servidores do Departamento de Trânsito (Detran) e de donos de autoescola, como o vereador preso, que é justamente conhecido como Gilmar da Autoescola.
“Esta organização atuava em Araguaína, no Detran, entregando a carteira de motorista mediante a pagamento, mas sem os candidatos passarem por nenhum tipo de teste, intelectuais e práticos”, explicou o delegado do município Bruno Boaventura, que coopera com a Gaeco na operação fazendo as oitivas, interrogatórios e colhendo provas.
Confira abaixo a lista de presos na operação:
- Helio Marcos Ferreira Sousa
- Irismar Rodrigues
- Célio Raildo Pereira Ribeiro
- Jaésia Alves Oliveira
- Fábio Fernandes Barroso
- Alex André Escobar Morales
- Cleyton Coelho
- Gilmar Oliveira Costa